Domingo, 19 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de setembro de 2015
Uma cápsula espacial russa pousou com segurança no Cazaquistão, trazendo uma equipe de três pessoas que estavam na Estação Espacial Internacional (ISS), incluindo um astronauta russo que bateu o recorde de permanência no espaço. O russo Gennady Padalka, o membro da Agência Espacial Europeia Andreas Mogensen e o cazaque Aidyn Aimbetov aterrissaram apenas dois minutos antes do nascer do sol e estavam em boas condições físicas. A cápsula Soyuz TMA-16M tocou o solo no horário previsto, às 6:51 da manhã de sábado, em horário local, a 146 quilômetros ao sudeste de Dzhezkazgan, no que um comentarista da NASA chamou de um “pouso na mosca”.
Padalka completou sua quinta missão e estabeleceu um recorde mundial, somando um total de 879 dias no espaço, mais do que dois meses além do antigo recorde, que pertencia ao também russo Sergei Krikalev.
Nesta missão mais recente, Padalka passou 168 dias no espaço, enquanto Mogensen e Aimbetov estiveram em órbita por dez dias cada.
Helicópteros e veículos terrestres correram para a área de pouso quando a cápsula, carbonizada pelo mergulho na atmosfera terrestre, desceu com a ajuda de um paraquedas laranja e branco. Uma equipe de resgate rapidamente retirou a sorridente equipe da cabine e colocou os astronautas em cadeiras reclináveis enquanto médicos checavam seu estado físico.
Scott Kelly e Kjell Lindgren, da NASA, permanecem na ISS com os russos Mikhail Kornienko, Sergei Volkov e Oleg Kononenko e o japonês Kimiya Yui. (AP)