Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Mundo reforça medidas para conter focos do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Desde seu surgimento na China em dezembro, o vírus já provocou mais de 826.000 mortes e 24 milhões de contágio

Foto: EBC
Os dados integram o Painel de Análise do Excesso de Mortalidade por Causas Naturais no Brasil. (Foto: EBC)

A França anunciou nesta quinta-feira (27) o uso obrigatório de máscara em toda região de Paris, enquanto Alemanha e Coreia do Sul, apontadas como exemplos no controle da pandemia, também reforçaram as restrições diante do vírus.

Com o retorno das férias de verão, na Europa os novos focos estão-se tornando críticos: em média, a Alemanha registra 1.500 novos casos por dia; a França, mais de 3.000; e na Espanha, com a situação mais grave no continente, os novos contágios diários chegam a 8.000.

Já obrigatória em cidades como Marselha, Nice, ou Toulouse, a máscara também será exigida em toda capital francesa, onde já deve ser usada em locais fechados, nos transportes públicos e em algumas ruas, anunciou o primeiro-ministro francês, Jean Castex. “Nosso objetivo é fazer todo o possível para evitar um (novo) reconfinamento generalizado”, disse Castex.

Quase ao mesmo tempo, as autoridades alemãs, onde os números de novos casos são os mais elevados desde o fim de abril, anunciaram a aplicação de multa a quem não usar a máscara e o limite de 25 pessoas para reuniões.

Além disso, a Alemanha, que prolongou até 14 de setembro as restrições das viagens turísticas para países de fora da União Europeia, ampliará até o fim do ano a proibição de público em feiras, festivais e estádios. É uma ducha de água fria para os clubes de futebol, que esperavam ter o retorno dos torcedores nas arquibancadas na nova temporada, que começará em setembro.

Como aconteceu com a Alemanha na Europa, a Coreia do Sul foi considerada um exemplo na gestão do coronavírus, mas agora registra recordes de contágios diários (441 nas últimas 24 horas).

Depois de intensificar durante a semana as medidas de restrição, nesta quinta-feira (27), o país fechou as portas do Parlamento, com um grupo de deputados em quarentena, ante temores de propagação do vírus.

Mais de 826.000 mortos 

Desde seu surgimento na China em dezembro, o vírus já provocou mais de 826.000 mortes e 24 milhões de contágios, de acordo com um balanço da AFP com base em dados oficiais dos países. A América Latina é a região mais afetada pela pandemia, com 266.000 vítimas fatais e quase sete milhões de contágios.

E a Covid-19 não dá sinais de recuo: a Argentina registrou na quarta-feira o recorde de 10.550 contágios em 24 horas, para um total de 370.175 casos. O país contabilizou 237 mortes em um dia, o que elevou o total de óbitos para 7.839.

O Peru tem os piores números em termos proporcionais do continente, com 843,5 mortes para cada milhão de habitantes. Já superou 600.000 casos e se aproxima de 28.000 óbitos.

Apesar dos números e das dificuldades para conter o vírus, alguns países, como Israel, Argentina, Peru, ou Panamá, têm protestos para exigir maior abertura das atividades econômicas, ou reclamar ajudas aos hospitais e aos mais vulneráveis.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Vendas de indústria, atacado e varejo registram variação positiva pela segunda quinzena consecutiva no Rio Grande do Sul
Pai e tios de bebê de 1 ano e 11 meses morto em Alegrete, na Fronteira Oeste do RS, são indiciados por homicídio
https://www.osul.com.br/mundo-reforca-medidas-para-conter-focos-do-coronavirus/ Mundo reforça medidas para conter focos do coronavírus 2020-08-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar