Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de setembro de 2020
A defesa do prefeito diz que ele vai recorrer da decisão
Foto: Prefeitura do Rio/DivulgaçãoO TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) decidiu nesta quinta-feira (24), por unanimidade, tornar o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), inelegível por oito anos por abuso de poder político e conduta vedada a agente público.
Na terça (22), o julgamento havia sido interrompido com um placar de seis a zero, quando o desembargador Vitor Marcelo Rodrigues havia pedido vistas para analisar o processo.
O prefeito, que é candidato à reeleição, também foi condenado a pagar multa de até R$ 106,4 mil. A decisão prevê a imediata comunicação ao Juízo Eleitoral responsável pelo registro das candidaturas, independentemente de recurso. A defesa do prefeito diz que ele vai recorrer da decisão e que estará apto para concorrer à reeleição.
Com a decisão do TRE-RJ, Crivella fica inelegível nesta eleição a menos que a situação seja revertida em alguma instância superior, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou o STF (Supremo Tribunal Federal).