Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul O Estado e o Ministério da Saúde discutem a distribuição da vacina contra o coronavírus no RS

Compartilhe esta notícia:

Secretária Arita participou de reunião que tratou da distribuição da vacina, que deve começar em 2021.

Foto: Divulgação/SES
Secretária Arita participou de reunião que tratou da distribuição da vacina, que deve começar em 2021. (Foto: Divulgação/SES)

Durante reunião entre o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e a equipe de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (14), foi apresentado o planejamento nacional para a vacinação contra a Covid-19.

“Estamos com boas perspectivas de que, em 2021, teremos vacinas para imunizar os gaúchos que se enquadram nos grupos de risco para a doença”, afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, ao final do encontro. “O Ministério está bem organizado e apresentou um plano de execução bastante objetivo. A vacina será gratuita e terá distribuição igualitária”, disse.

De acordo com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, todas as vacinas consideradas seguras, eficazes, que tiverem preço justo e forem aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderão ser adquiridas pelo Programa Nacional de Imunização. Neste primeiro momento, porém, as tratativas estão mais avançadas com o laboratório AstraZeneca, responsável pelo desenvolvimento da vacina de Oxford (Reino Unido), e pelo consórcio internacional Covax Facility.

A expectativa é de aplicação de 100 milhões de doses já no primeiro semestre de 2021 e mais 110 milhões no segundo semestre. Na segunda fase, as vacinas distribuídas deverão ser produzidas em território nacional pelo laboratório de Bio-Manguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro.

O Ministério da Saúde informou que outros nove desenvolvedores de vacinas manifestaram interesse em negociar com o governo brasileiro, entre eles laboratórios de países como China, Estados Unidos, Rússia, Bélgica, França e Áustria. Segundo Franco, o ministério tem investido na melhoria de parques tecnológicos, como a Fiocruz e o Butantan, para fortalecer o Programa Nacional de Imunização e ampliar a capacidade de produção nacional.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Supremo forma maioria para manter mandado de prisão de André do Rap
Senadores querem alterar dispositivo que permitiu soltura de líder do PCC
https://www.osul.com.br/estado-e-ministerio-da-saude-discutem-distribuicao-da-vacina-contra-a-covid-19-no-rs/ O Estado e o Ministério da Saúde discutem a distribuição da vacina contra o coronavírus no RS 2020-10-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar