Domingo, 19 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de outubro de 2020
As atividades estarão liberadas a partir da próxima quarta-feira
Foto: Agência BrasilPrevistas para serem liberadas em 12 de novembro, as atividades presenciais dos anos iniciais do ensino fundamental no Rio Grande do Sul estarão autorizadas a partir da próxima quarta-feira (28). A mesma data marcará a liberação do retorno das aulas dos anos finais do ensino fundamental.
Segundo o governo, a decisão foi tomada após reunião do Gabinete de Crise nesta quinta-feira (22) e atende a demandas de alguns municípios, que já retomaram as aulas para alguns alunos e, com rigorosos protocolos, planejam a retomada de todos os níveis. Um exemplo é Lajeado, que enviou o pedido à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios, deliberado pelo Gabinete de Crise.
“Uma vez que os indicadores de propagação do coronavírus seguem em queda, o Gabinete de Crise optou por acatar o pedido e fazer a antecipação. O calendário segue sendo uma liberação às aulas presenciais. Os pais e responsáveis que preferirem manter os filhos em casa, com ensino remoto, têm autonomia para fazê-lo”, informou o governo.
O cronograma de recomeço das atividades presenciais nas escolas gaúchas foi divulgado pelo governo do Estado em 1º de setembro. As aulas da educação infantil foram liberadas a partir de 8 de setembro.
Em seguida, foi a vez das instituições privadas e federais de ensinos superior, médio e técnico, autorizadas a voltarem em 21 de setembro. Nesta semana, começou a retomada das aulas nas escolas estaduais de ensino médio.
Ensinos médio e técnico
Das 1.136 escolas de ensinos médio e ensino técnico da rede estadual, 443 escolas estão em municípios que têm decreto que proíbe o retorno das aulas presenciais.
Das 693 escolas de ensinos médio e técnico em municípios onde a abertura é autorizada, 80 receberam estudantes para aulas presenciais, respeitando os protocolos sanitários e adequações estabelecidas na portaria conjunta 01/2020 publicada por Seduc e SES.
A Seduc reforça que as instituições de ensino que ainda não reiniciaram as aulas presenciais devem permanecer abertas em regime de plantão para receber os EPIs e materiais de higienização que estão sendo entregues em todo o Estado, além da organização dos espaços físicos de acordo com os protocolos sanitários, gestão do quadro de recursos humanos, atendimento para apoio às aulas remotas, entre outras ações de preparação.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul