Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Os servidores públicos do Rio Grande do Sul terão o décimo terceiro parcelado em doze vezes

Compartilhe esta notícia:

O governo do Estado segue quitando todos os meses parcelas do 13° salário de 2019. (Foto: Divulgação/Palácio Piratini)

O governo do Rio Grande do Sul informou nesta quarta-feira (28) que encaminhará nesta semana um projeto de lei complementar à Assembleia Legislativa gaúcha para indenizar os servidores públicos do Poder Executivo no pagamento do 13° salário. A gratificação natalina será paga em 12 parcelas, a partir de janeiro de 2021.

Como ocorreu de forma similar em outros anos, o projeto permitirá que o Tesouro do Estado pague indenização, de 0,87% ao mês, para que o servidor não tenha prejuízo com o parcelamento. A medida abrange servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo”, informou a Sefaz-RS (Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul).

O projeto possibilitará que a gratificação natalina seja atualizada monetariamente, a contar do último dia útil antes de 20 de dezembro de 2020 até a data do efetivo pagamento de cada parcela. Segundo o texto do projeto, é uma medida excepcional diante das circunstâncias econômico-financeiras do Poder Executivo e tem como intuito evitar prejuízos aos servidores públicos estaduais e, consequentemente, ao próprio Estado”, afirma o Executivo gaúcho.

Pagamento da folha de outubro

O governo gaúcho também anunciou nesta quarta-feira, data em que é comemorado o Dia do Servidor Público, o calendário de pagamento da folha de outubro do Poder Executivo. Nesta sexta-feira (30), o Tesouro do Estado deposita parcela no valor de R$ 4,8 mil a todos os servidores. Dessa forma, o governo quita os salários de 79,4% dos vínculos. Com o pagamento dos demais 20% dos vínculos com seis dias úteis de atraso, esse é o calendário com menor atraso da atual gestão.

No caso do magistério, 98% dos servidores terão seus contracheques integralizados no último dia útil do mês de outubro, sem atrasos. Também está confirmado para esta sexta-feira (30) o pagamento da 10ª parcela do décimo terceiro salário de 2019.

Seguimos com um amplo processo de ajuste das contas do Estado e esperamos em breve regularizar a situação em relação aos pagamentos dos salários. Felizmente hoje, no Dia do Servidor Público, anunciamos a boa notícia de que, neste mês, quase 80% dos servidores terão os seus salários pagos integralmente pelo governo do Estado no dia correto de pagamento, em 30 de outubro. Isso inclui 98% do Magistério. Para os demais 20% dos servidores, serão 6 dias úteis de atraso, o menor atraso dos últimos dois anos. Seguiremos trabalhando com muita responsabilidade, como fizemos na saúde, para honrar os compromissos em todas as áreas e garantir as melhores condições de trabalho ao funcionalismo”, afirmou o governador Eduardo Leite em vídeo publicado nas redes sociais em reconhecimento à data.

Conforme o Tesouro do Estado, os servidores que recebem acima de R$ 4,8 mil líquidos terão seus salários complementados no dia 10 de novembro, data do próximo depósito para quitação total da folha de outubro.

A quitação no dia 10 de novembro será possível pela melhora no desempenho do ICMS, verificada desde o início da retomada de atividades econômicas, e da repercussão das reformas realizadas desde 2019, associadas a um esforço de contenção de despesas”, diz o governo. As informações são da Sefaz-RS.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A indústria avícola no Rio Grande do Sul vai reduzir em até 10% a produção de carne de frango no Estado e prevê reajuste de 20% a 25% ao consumidor final
Nicarágua aprova lei para prender quem o governo considerar difusor de “notícias falsas”
https://www.osul.com.br/os-servidores-publicos-do-rio-grande-do-sul-terao-o-decimo-terceiro-parcelad-em-doze-vezes/ Os servidores públicos do Rio Grande do Sul terão o décimo terceiro parcelado em doze vezes 2020-10-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar