Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de novembro de 2020
Também foram registrados 126.498 casos negativos e outros 7.369 estão em análise.
Foto: Jefferson Bernardes/PMPAA SMS (Secretaria Municipal de Saúde) registrou o total de 45.625 casos confirmados de pacientes com coronavírus em Porto Alegre até esta terça-feira (3). Entre estes, 41.010 pessoas se recuperaram da doença e 1.301 morreram. Também foram registrados 126.498 casos negativos e outros 7.369 estão em análise.
Os serviços de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão com 209 casos confirmados de Covid-19 em adultos e um em pediatria. Há também 25 casos suspeitos de adultos e três infantis.
Monitoramento de escolas
A edição semanal do boletim com dados do monitoramento das escolas de Porto Alegre em relação ao novo coronavírus foi publicada nesta terça-feira. O documento mostra que 262 instituições de ensino preencheram o formulário e reportaram a investigação de 209 funcionários, 177 alunos e 135 professores com testes para verificar a presença de Covid-19.
Desses totais, 341 testes tiveram resultado negativo, 30 positivo – dos quais 16 professores, oito alunos e sete funcionários, 85 em investigação e 65 recusas de coleta, quando a escola não tem autorização formal dos responsáveis para coletar no local. Nesses casos, a coleta pode ser feita em qualquer posto da rede municipal ou os alunos ficam afastados pelo período de dez dias.
O boletim mostra ainda que 10.479 alunos, 2.214 professores e 2.605 funcionários estão em atividades presenciais. A proporção de casos confirmados sobre o total de pessoas em atividades presenciais é de 0,72% professores, 0,27% funcionários e 0,09% alunos.
As informações são de responsabilidade das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Smed), com base em formulário preenchido semanalmente pelas instituições de ensino, no monitoramento das equipes da saúde a partir da Central de Monitoramento das Escolas e da Vigilância Epidemiológica, além de bancos de dados do sistema de notificações.
Entre as medidas estabelecidas na volta às aulas, os casos suspeitos são encaminhados para testagem e, se positivos, o exame é estendido a todos com quem eles tiveram contato. A notificação é obrigatória para a investigação de eventuais surtos. O formulário de monitoramento com dados da semana anterior, a medição de temperatura, o questionamento a respeito de sintomas e a identificação precoce de possíveis casos sintomáticos também estão entre os protocolos adotados.