Sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 17 de setembro de 2015
Um sistema de 60 dólares (cerca de 234 reais) é capaz de enganar os radares dos carros que trafegam sem motorista. O dispositivo consegue fazer com que eles acreditem que há objetos próximos, como outros veículos, pessoas ou até uma parede, levando o automóvel a parar ou a fazer uma manobra para desviar, segundo o site do jornal The Guardian.
Um trabalho do pesquisador Jonathan Petit, que faz parte do grupo de segurança em informática da Universidade de Cork (Irlanda), mostrou como o sistema com lasers de baixa potência é capaz de fazer o radar dos carros – chamado de “Lidar” – ler ecos de objetos que não existem.
O radar é geralmente instalado no teto dos protótipos de carros autônomos. Ele funciona com lasers que rodam, cobrindo todo o espaço ao redor do automóvel, e criam uma imagem em 3D da área. E é aí que entra o dispositivo de 60 dólares.
De acordo com a pesquisa de Petit, o equipamento pode ser usado à frente, atrás ou mesmo com alguém próximo à lateral do carro, desde que a distância não supere os 100 metros. E a ação se desenrola sem que motorista ou passageiros notem, diz o estudo. Embora a maioria dos protótipos autônomos usem uma série de sensores para dirigir por aí, o “Lidar” tem se mostrado o mais efetivo e é usado por empresas como Google, Mercedes e Audi. (AG)