Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 26 de novembro de 2020
O Jardim Botânico, em Porto Alegre, reabre a partir de terça-feira
Foto: Asscom/SemaOs parques Zoológico, em Sapucaia do Sul, e Jardim Botânico, em Porto Alegre, administrados pela Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura), voltam a receber visitantes após terem sido fechados ao público em março por causa da pandemia de coronavírus.
O Zoológico reabriu os portões nesta quinta-feira (26). Já o Jardim Botânico passará a receber visitantes na terça-feira (1º).
“Nós nos preparamos para receber o visitante não somente com todas as medidas de segurança, mas também com os parques de cara nova. Foram feitas algumas melhorias na infraestrutura que mostram ao público que esse tempo distante serviu para reestruturações necessárias”, afirma o diretor do Departamento de Biodiversidade da Sema, Diego Pereira.
As regras para visitação irão acompanhar as disposições do modelo de distanciamento controlado do Estado. Sendo assim, a cada semana, as medidas de prevenção seguirão as normas previstas pela coloração da bandeira da região. Além disso, os regramentos poderão variar de acordo com o posicionamento aplicado por cada prefeitura municipal.
Nesse primeiro momento, os parques estarão abertos de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O uso de máscara será obrigatório durante todo período de visitação. Na entrada, será aferida a temperatura do público e estará disponível álcool em gel para higienização. Outras definições específicas de cada parque para garantir a segurança sanitária são:
Parque Zoológico
A entrada é limitada a 500 carros por dia; serão utilizadas demarcações de distanciamento; autorizada a realização de piqueniques, desde que não cause aglomeração de mais de oito pessoas; Minimuseu e Serpentário estarão fechados para visitação; a área das churrasqueiras estará fechada ao público, não sendo permitida sua utilização, nem realização de churrascos em outros locais do parque; a pracinha (playground) estará interditada.
Jardim Botânico
A entrada será limitada a: Bandeira Amarela – 700 pessoas por dia; Bandeira Laranja – 500 pessoas por dia; Bandeira Vermelha – 250 pessoas por dia. A venda de mudas acontecerá normalmente. O Museu de Ciências Naturais e o Serpentário estarão fechados para visitação.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul