Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Escolas públicas da rede estadual começaram a receber 50 mil notebooks

Compartilhe esta notícia:

O Chromebook, que conta com o sistema operacional Chrome OS, é rápido e tem recursos simplificados para acessar a internet.

Foto: Gustavo Mansur/Palacio Piratini
Equipamento do tipo "chromebook" é rápido e com recursos simplificados de acesso à internet. (Foto: Gustavo Mansur/Palacio Piratini)

Nesta sexta-feira (27) foi iniciada a entrega de 50 mil computadores portáteis do tipo “chromebook” para professores e coordenadores pedagógicos das 2,4 mil escolas da rede estadual. O investimento inicial é de R$ 83,6 milhões. Os primeiros 32 equipamentos tiveram como destino a Escola Estadual Gomes Carneiro, na Vila Ipiranga, Zona Norte de Porto Alegre.

“Temos convicção de que esses chromebooks vão ajudar professores no cumprimento da sua missão de educar, vão melhorar o acesso ao ambiente digital dos alunos e, com isso, ajudar na execução do modelo híbrido de ensino, com parte do ensino de forma remota, durante esses meses que ainda teremos de conviver com a pandemia”, ressaltou o governador Eduardo Leite durante a cerimônia.

Adquiridos com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), serão entregues 20 mil no mês de novembro e 30 mil até o fim de dezembro. Com essa remessa, serão atendidos todos os docentes que atuam em sala de aula.

De acordo com o secretário da Educação, Faisal Karam, para 2021, está prevista a compra de mais 70 mil Chromebooks, que serão para uso compartilhado dos alunos para acesso às aulas remotas.

“Este é um momento importante que coroa todo nosso esforço que viemos empenhando desde o começo da nossa gestão e que foi reforçado em março, com a pandemia, para ofertar aulas remotas, novas ferramentas digitais, um acervo literário totalmente digital, ampliação da capacidade da telefonia móvel, entre outras ações”, destacou o titular da pasta.

“Além disso, para 2021, a iniciativa prioriza o atendimento para aqueles estudantes que não têm dispositivo próprio. Nosso objetivo é e seguirá sendo qualificar o acesso e garantir o aprendizado”, acrescentou.

Detalhes técnicos

O chromebook é um notebook concebido pela empresa Google e conta com o sistema operacional Chrome OS. Mais leve, rápido e com recursos simplificados para acessar a internet, o computador conta com um sistema de login integrado com as contas educacionais de professores e alunos e são para uso específico para as aulas remotas na Rede Estadual de Ensino.

Depois de fazer o login, é possível acessar os serviços on-line de todas as ferramentas da plataforma Google Sala de Aula e das ferramentas do Google for Education

Os chromebooks vêm equipados com entrada USB e drive óptico, assim, é possível utilizar dispositivos de armazenamento como pendrives e HDs externos, bem como reproduzir CDs e DVDs. Os aparelhos apresentam tamanhos diferentes, com a tela variando entre 11 e 15 polegadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Estado e municípios traçam novas estratégias para enfrentar pandemia de Covid-19
Entra na reta final a implantação das primeiras passarelas na BR-101
https://www.osul.com.br/rede-estadual-de-ensino-comeca-a-receber-50-mil-chromebooks/ Escolas públicas da rede estadual começaram a receber 50 mil notebooks 2020-11-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar