Terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Quase sete meses depois, o prefeito reeleito de Uruguaiana voltou a receber teste positivo para coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Ronnie Mello, de 38 anos, manifestou sintomas de Covid no sábado. (Foto: Divulgação)

Quase sete meses depois de contrair o coronavírus, o prefeito reeleito da cidade gaúcha de Uruguaiana (Fronteira-Oeste), Ronnie Mello (Progressistas), 38 anos, voltou a receber teste positivo para a doença. A informação foi confirmada oficialmente nesta segunda-feira, após exames – os sintomas se manifestaram no sábado e, desde então, ele está em isolamento domiciliar.

A primeira-dama Paolla Mello, que é médica, também foi contaminadas e cumpre quarentena em casa. Ambos passam bem, de acordo com uma nota divulgada no final da manhã e que acrescenta:

“O mundo vive um momento delicado e Uruguaiana faz parte desse contexto em que prevenção, conscientização e informação são fundamentais. Ressaltamos a importância da máscara, álcool-gel e distanciamento social. Os cuidados individuais e coletivos são essenciais para evitar o contágio. Seguimos mobilizados e unidos contra a Covid-19”.

Embora o caso seja tratado pelo Executivo municipal como o primeiro registro de reinfecção no município, a 10ª CRS (Coordenadoria Regional de Saúde) ressalta que ainda não é possível confirmar esse fato. Até porque deve ser levada em conta a hipótese de que o primeiro exame (realizado em 15 de maio) pode ter resultado, na verdade, um “falso positivo” causado por síndrome gripal comum .

Fontes oficiais como a própria SES (Secretaria Estadual de Saúde) do Rio Grande do Sul trabalham com o parâmetro de que a reinfecção só pode ocorrer quando o coronavírus é detectado por dois testes do tipo “RT-PCR” com intervalo mínimo de três meses entre cada um.

Medidas mais restritivas

Na semana passada, a prefeitura de Uruguaiana (que faz fronteira com a cidade argentina de Paso de Los Libres), editou um novo decreto municipal, com regras mais rigorosas para conter o avanço local da pandemia de coronavírus. As medidas incluem penalidades como multas e cassação de alvará.

“Manifestamos a nossa preocupação no que se refere ao abandono, por parte de uma parcela da população, dos protocolos de segurança relacionados à pandemia”, frisou um trecho do documento. “É importante que todos tenham responsabilidade e permaneçam com a mesma disciplina e atenção do início do período. Não realizar aglomerações, usar máscara e álcool-gel são práticas que salvam vidas e amenizam os efeitos causados pela Covid.”

“Além disso, com a colaboração de cada pessoa não haverá necessidade do Poder Público intervir com medidas restritivas no comércio. Assim, preservando o funcionamento das empresas, desenvolvimento da cidade e emprego e renda das pessoas”, acrescentou.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde, Uruguaiana registrava até esta segunda-feira um total de 2.709 casos de coronavírus. Já o número de óbitos é de 45.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Operador Nacional do Sistema Elétrico diz que apagão no Amapá foi por falha em equipamento ou em subestação
Uma menina de 10 anos morreu afogada na orla do Guaíba quando passeava com a família
https://www.osul.com.br/quase-sete-meses-depois-o-prefeito-reeleito-de-uruguaiana-voltou-a-receber-teste-positivo-para-coronavirus/ Quase sete meses depois, o prefeito reeleito de Uruguaiana voltou a receber teste positivo para coronavírus 2020-12-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar