Sexta-feira, 25 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Empresa aérea Azul desiste de voar aos Estados Unidos e vai devolver o dinheiro de quem comprou passagem

Compartilhe esta notícia:

Os passageiros que já compraram os bilhetes têm a opção de pedir o reembolso integral ou serem realocados em voos que partem do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

Nem mesmo um dos destinos mais procurados por brasileiros no exterior fica imune aos efeitos da retração da economia e da alta do dólar, que tem levado às companhias aéreas a fazer ajustes nas rotas em operação. A Azul Linhas Aéreas decidiu cancelar o início dos voos entre Guarulhos (São Paulo) e Orlando (Flórida, EUA). Esse trecho iria começar a ser operado em 15 de dezembro e os bilhetes já estavam sendo emitidos.

Os passageiros que já compraram os bilhetes têm a opção de pedir o reembolso integral ou serem realocados em voos que partem do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

A Azul informou que o cancelamento faz parte do ajuste de malha da companhia. “A Azul não descarta a possibilidade de incluir voos internacionais em Guarulhos em outro momento e ressaltou que todos os clientes com bilhetes comprados para os voos em questão serão reacomodados em outros voos da empresa ou ressarcidos de forma integral”, justificou.

As viagens internacionais estão sendo afetadas pela alta do dólar. No ano, a moeda norte-americana já acumula uma alta de cerca de 45% frente ao real. A TAM já havia anunciado um corte em torno de 10% em suas operações nacionais devido à alta do dólar e à desaceleração da economia. Destinos internacionais também foram afetados. Para as companhias aéreas, o combustível de aviação tem um peso significativo no total de custos e ele é cotado em dólar, o que faz com que esteja mais caro apesar do recuo do preço do petróleo.

Apesar do cancelamento da rota a partir de Guarulhos, a companhia aérea informou que não irá alterar os planos de expansão da frota destinada aos voos internacionais. Atualmente, a Azul possui sete modelos Airbus A330-200 para os destinos fora do Brasil. Além disso, tem encomendados cinco A350-900 que serão entregues nos próximos anos.

Segundo Jorge Eduardo Leal Medeiros, professor de transporte aéreo da Escola Politécnica da USP, cancelar um voo em Guarulhos e manter as operações internacionais com origem em Viracopos faz sentido para a Azul. Isso porque o aeroporto em Campinas é o principal ponto de distribuição (hub) para um número maior de locais. Além de Viracopos, a Azul terá voos com destino a Orlando que saem de Confins, em Belo Horizonte (MG), a partir de 16 novembro. Ainda entre os destinos internacionais, oferece voos para Fort Lauderdale (Flórida), a partir de Campinas, e Caiena (Guiana Francesa), mas esse apenas a partir de Belém (PA). Na temporada de verão, voará para Punta del Este (Uruguai), a partir de Campinas. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deputados criticam estilo de Eduardo Cunha no comando da Câmara
Ministros do Supremo defendem liberação apenas da maconha
https://www.osul.com.br/empresa-aerea-azul-desiste-de-voar-aos-estados-unidos-e-vai-devolver-o-dinheiro-de-quem-comprou-passagem/ Empresa aérea Azul desiste de voar aos Estados Unidos e vai devolver o dinheiro de quem comprou passagem 2015-09-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar