Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de dezembro de 2020
Se você não sabe direito quem é o tal Carlinhos Maia que está sendo cancelado nas redes sociais por ter dado uma festança e espalhado coronavírus por aí, este texto é para você. Não, ele não pertence à dinastia política dos Maia, que cujo maior expoente, Rodrigo, hoje preside a Câmara dos Deputados, nem é parente do finado cantor Tim Maia.
Carlinhos Maia é um humorista, ator e digital influencer alagoano que conquistou o status de celebridade compartilhando vídeos no Instagram, rede social onde acumula mais de 21 milhões de seguidores e 2 bilhões de visualizações. Em 2018, ele ganhou o título de brasileiro mais visto nos stories do Instagram. No mundo todo, ele só ficou atrás da socialite americana Kim Kardashian.
Nascido em Penedo, no interior de Alagoas, em 1991, Maia foi adotado com três dias de vida pelo casal Virgílio e Maria. Ele fez sucesso com piadas despretensiosas sobre a vida e a família. O bom humor rendeu participações em diversos programas de TV e a amizade de outras celebridades da internet, como Whindersson Nunes, Tirulipa, Thaynara OG e Simone, da dupla com Simaria.
“Os tempos mudaram, e as pessoas precisam se adaptar às novas profissões, afinal, tudo que demanda tempo e esforço é trabalho. Quem quer ser um influenciador digital deve ser fiel à sua personalidade. O segredo do sucesso está na autenticidade”, disse Maia ao jornal O Globo em 2019.
Este ano, a prefeitura de Penedo quis instalar uma estátua do influencer na cidade para homenageá-lo, mas a população não permitiu.
Cancelamentos recorrentes
Com a fama vieram também sucessivos “cancelamentos”. Em maio de 2019, ele perdeu seguidores e patrocinadores após curtir uma postagem que ironizava a depressão enfrentada por Whindersson Nunes. Meses depois, foi acusado pela artista plástica Laudice Rocha de vandalismo por ter riscado um quadro dela exposto em um hotel. Maia disse que o hotel o autorizou a riscar o quadro.
A última polêmica, ainda em curso, foi motivada por uma festa de Natal, para mais de cem convidados, promovida por ele. Pelo menos duas pessoas que compareceram ao evento testaram positivo para covid-19: a ex-mulher de Wesley Safadão, Mileide Mihaile, e a cantora Laís Araújo, da dupla Garota Sertaneja, que cantou na festa.
Maia afirmou ser falsa a notícia de que 47 que trabalharam na festa estejam contaminadas e que duas delas teriam ido parar na UTI. Ele recebeu duras críticas de outros influencers, como o youtuber Felipe Neto e o humorista Rafinha Bastos. “Parabéns a todos os envolvidos. Agora multiplica esse número, pensando em quantas pessoas devem ter sido infectadas pelas pessoas que pegaram na festa. Será que a consciência pesa? Eu duvido”, disse Felipe. “Se for provado que a notícia das 47 pessoas infectadas na festa do demonho é fake, eu virei aqui me retratar. Isso não tirará a irresponsabilidade e desumanidade do cidadão, que é corriqueira e todo mundo sabe. Detalhe: ele me chamou de ‘ela’ e ‘bee’, será que ele pensa que isso ofende?”, completou.
Revoltado, Carlinhos não ficou calado e botou mais lenha na fogueira, respondendo Felipe Neto: ”Demônio é seu c.., uma peste dessa que passou a vida toda falando mal de todo mundo. Errado pra c… também, vive julgando os outros!! Sai do meu pé chulé”, vociferou.