Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Uma parcela dos americanos ainda acredita que Donald Trump ganhou a eleição presidencial, mesmo sem provas de fraudes

Compartilhe esta notícia:

Foi a primeira vez que a casa de um ex-presidente foi revistada em uma investigação criminal.(Foto: Joyce N. Boghosian/The White House)

Semanas depois que o presidente eleito Joe Biden foi declarado vencedor do pleito de novembro, ainda existe uma profunda desconfiança no processo eleitoral entre muitos defensores fervorosos de Donald Trump. Isso reflete um sentimento mais amplo entre os conservadores que pode ter profundas implicações para a nação e suas instituições.

Na rua Main Street da cidade de Mound City, no Estado do Kansas, Dillard Ungeheuer, de 73 anos, parecia irritado. Quando perguntado sobre urnas, ele é enfático — muitas são falsas.

“Não vou discutir com ninguém sobre isso”, diz ele. “Eu acredito que o que estou dizendo é fato.”

Sua indignação com a eleição presidencial e com o governo é palpável, e esse sentimento é comum na cidade.

O presidente dos EUA, Donald Trump, perdeu a eleição para seu adversário democrata, Joe Biden, e seus esforços para derrubar esse resultado nos tribunais fracassaram.

Nessa quarta-feira (6), os votos eleitorais de cada Estado seriam contados no Congresso — um procedimento tido apenas como protocolar, sem chances de mudar o resultado.

Porém, vândalos inflamados pelo próprio Trump, organizaram uma manifestação em frente ao Capitólio e invadiram o Congresso. A sessão de contagem dos votos eleitorais precisou ser interrompida, mas foi retomada ainda na noite dessa quarta, com um grande aparato de segurança.

Conversas com cerca de duas dúzias de eleitores republicanos no Estado do Kansas, no Meio-Oeste americano, revelam como eles enxergam o mundo. A maioria sentiu que foi enganada, e que as instituições democráticas, especialmente o processo eleitoral, não funcionam.

Eleitores republicanos, seja no Kansas ou em outros lugares, acreditam que Trump venceu a eleição ou não tem certeza do vencedor, sugere uma pesquisa da Northeastern University.

Jackie Taylor, de 59 anos, editor do Linn County News, em Pleasanton, diz que a eleição foi roubada: “A coisa toda é suja. Você tem um cara que foi eleito em circunstâncias sujas e agora ele é presidente”.

Quando questionados sobre por que achavam que a eleição foi fraudada, muitos disseram ter recebido notícias da Newsmax, One America News e outros meios de comunicação que divulgaram reportagens sobre supostas fraudes de eleitores. Essas empresas de mídia eram relativamente obscuras até Trump assumir o cargo.

O presidente frequentemente as menciona e isso deu notoriedade a elas.

Outros dizem que não conheciam ninguém que apoiasse Biden e viam apenas placas apoiando Trump nos quintais das casas.

Para eles, era inconcebível que Biden pudesse vencer. Eles têm uma crença inabalável, apesar da falta de qualquer prova, de que os liberais roubaram a eleição. Suas opiniões se refletem nos programas que assistem e são discutidas em cafés, postos de gasolina e outros lugares da cidade.

Apoiadores de Trump pedem uma revisão do sistema, dizendo que controles mais rígidos deveriam ser impostos aos eleitores. Eles disseram que temiam que Biden demolisse o que restava da democracia americana, transformando o país em um Estado socialista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Polícia americana diz que Congresso está seguro e presidente da Câmara decide retomar sessão
Joe Biden denuncia ataque sem precedentes à democracia e Donald Trump pediu que manifestantes voltassem para suas casas
https://www.osul.com.br/uma-parcela-dos-americanos-ainda-acreditam-que-donald-trump-ganhou-a-eleicao-presidencial-mesmo-sem-provas-de-fraudes/ Uma parcela dos americanos ainda acredita que Donald Trump ganhou a eleição presidencial, mesmo sem provas de fraudes 2021-01-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar