Sexta-feira, 03 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de janeiro de 2021
As fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP) serão fechadas imediatamente
Foto: DivulgaçãoA Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que encerrará a produção de veículos nas suas fábricas no Brasil neste ano. No País desde 1919, a marca manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o Campo de Provas e sua sede regional, ambos em São Paulo.
As fábricas em Camaçari (BA), que produzia Ka e EcoSport, e em Taubaté (SP), que fabrica motores e transmissões, serão fechadas imediatamente, reduzindo a produção às peças para estoques de pós-venda.
No último trimestre de 2021, será fechada também a planta da Troller, em Horizonte (CE). A empresa afirma que irá trabalhar em colaboração com os sindicatos para “minimizar os impactos do encerramento da produção”.
Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques. A partir disso, os veículos comercializados no mercado brasileiro passarão a ser importados, principalmente das unidades da Argentina e do Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. Entre os próximos modelos já confirmados pela Ford, estão os novos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1.
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global”, completou.
Encerramento em São Bernardo do Campo
Também como parte do seu plano de reestruturação global, a Ford encerrou, em 2019, a produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Como consequência, a marca deixou de vender no Brasil o Fiesta, um de seus modelos de maior sucesso, e abandonou o mercado de caminhões no País.