Terça-feira, 26 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
29°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Agência Europeia recebe pedido de uso emergencial da vacina de Oxford

Compartilhe esta notícia:

Seria a terceira vacina aprovada pela União Europeia, uma vez que o bloco já está vacinando a população com imunizantes da Pfizer/BioNTech e da Moderna

Foto: Reprodução
Quanto mais lenta a administração das vacinas, mais pessoas morrem e maiores serão os danos econômicos. (Foto: Reprodução)

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) – órgão equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil – disse ter recebido nesta terça-feira (12) o pedido de aprovação para uso emergencial da vacina de Oxford contra Covid-19 da empresa farmacêutica AstraZeneca. O órgão promete avaliar o pedido em um prazo curto.

Um parecer sobre a autorização condicional pode ser emitido até o dia 29 de janeiro durante reunião do CHMP (Comitê de Medicamentos Humanos) da agência, disse a EMA em comunicado.

A nota também diz que, durante a revisão da vacina, foram avaliados dados de testes em andamento na Grã-Bretanha, Brasil e África do Sul. Informações adicionais do imunizante já foram enviadas pela AstraZeneca e estão em análise.

Os testes iniciais em humanos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca começaram ainda em abril. A OMS (Organização Mundial da Saúde) chegou a falar que era a opção mais adiantada no mundo na época e, também, a mais avançada em desenvolvimento.

Em 27 de junho, o Ministério da Saúde anunciou a compra da tecnologia para produção dentro da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Na última sexta-feira (08), o pedido emergencial para o uso da vacina foi feito junto à Anvisa.

Vacinas aprovadas na Europa

A União Europeia começou a campanha de vacinação em vários países do bloco no final do ano passado. Primeiramente, com a vacina da Pfizer/BioNTech. Depois, em 6 de janeiro, o bloco também aprovou o uso emergencial do imunizante desenvolvido pela Moderna, que já está sendo aplicado na população. A vacina de Oxford já foi aprovada em países como Argentina, Grã-Bretanha, El Salvador e Índia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Número de novos registros de armas de fogo no Brasil aumenta 90% em 2020
Medo foi sentimento mais comum entre brasileiros no primeiro semestre da pandemia, constata pesquisa sobre saúde mental
https://www.osul.com.br/agencia-europeia-recebe-pedido-de-uso-emergencial-da-vacina-de-oxford/ Agência Europeia recebe pedido de uso emergencial da vacina de Oxford 2021-01-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar