Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 4 de fevereiro de 2021
Fiocruz aguarda insumo que sairá sexta-feira de Xangai, na China, com previsão de chegada no fim de tarde de sábado no Rio de Janeiro.
Foto: Reprodução/InstagramApós a liberação de exportação pelas autoridades chinesas, o embarque do primeiro lote de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produção da vacina Covid-19 Fiocruz está confirmado, informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (5).
O IFA sairá de Xangai, na China, nesta sexta-feira, às 7h35 (20h35 desta quinta-feira, horário de Brasília) e tem previsão de chegada no próximo sábado (6), às 17h50, no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, RIOGaleão.
Coronavac
Chegou na noite de quarta-feira (3) ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), o avião vindo da China com insumos para a fabricação de 8,6 milhões de doses da vacina Coronavac contra a Covid-19. A aeronave, que saiu na terça-feira (2) de Pequim, trouxe 5,4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo, produto necessário para a fabricação do imunizante.
Este foi o primeiro lote de insumos recebido pelo Instituto Butantan neste ano. Segundo o Butantan, as vacinas produzidas com o lote de matéria-prima desembarcado nesta quarta-feira começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde no dia 25.
De acordo com o governo do Estado de São Paulo, mais uma carga com 5,6 mil litros de IFA deverá chegar ao Brasil até o dia 10 de fevereiro, o que possibilitará a produção de mais 8,7 milhões de doses em São Paulo.
Somadas, as cargas recebidas na quinta e que chegarão no dia 10, permitirão a fabricação de 17,3 milhões de doses da vacina. A previsão do Butantan é que a produção de vacinas contra a Covid-19 alcance até 600 mil doses diárias com a chegada das remessas de matéria-prima.