Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades O vinho engorda? Mitos e verdades sobre a bebida

Compartilhe esta notícia:

O vinho tem propriedades benéficas para a saúde. (Foto: Reprodução)

Para as pessoas que são novas no mundo do vinho, muitas perguntas ou mitos que existem sobre esta bebida popular podem surgir. Branco, tinto, espumante, frio, quente, as formas de saboreá-lo são infinitas e para não cair nas “notícias falsas”, é preciso tirar algumas dúvidas sobre os mitos e verdades sobre a bebida.

Confira a seguir alguns dos mitos e verdades sobre a bebida!

O vinho engorda?

Mito. O valor calórico de qualquer alimento depende de sua concentração de açúcar. Além disso, o açúcar uma vez consumido por cada pessoa tem um destino muito variável, pois o consumo de calorias é diferente em cada organismo e no fator do horário em que é consumido; de manhã, à tarde ou à noite também influencia. Por isso, é importante orientar a nossa alimentação para a qualidade dos alimentos e no caso do vinho é importante conhecê-la. Leia os rótulos, veja a percentagem de álcool que contém, com que tipo de uva foi feito, a recomendação dos especialistas, etc. Embora uma taça de vinho tinto contenha bons elementos para o corpo, o consumo moderado sempre será o melhor aliado para desfrutá-la e incluí-la em uma dieta balanceada.

O vinho tem propriedades benéficas para a saúde?

Verdade. Contém compostos como taninos e polifenóis que, além de suas propriedades antioxidantes, auxiliam na redução do colesterol no organismo. Os vinhos tintos, em particular, são ricos em minerais e contêm elementos que ajudam a retardar o envelhecimento das células; eles também podem prevenir a doença arterial coronariana, uma condição que leva a ataques cardíacos. É aconselhável consultar o seu médico que poderá aprofundar nos benefícios do vinho para cada pessoa, ter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico regular será um aliado para melhorar a saúde. Uma taça de vinho é a quantidade ideal que pode ser incluída em uma dieta saudável, segundo especialistas.

Se um vinho for mais caro, é melhor?

Mito. Como hoje, a oferta de tintos, espumantes, brancos e rosés é ampla se você puder ver uma grande variedade de vinhos no mercado. Mas não necessariamente aquele com o rótulo mais caro é aquele que oferece a melhor experiência, pois os motivos pelos quais o vinho pode ser “caro” ou “barato” são variados. Um dos primeiros pontos que sempre se observa é onde foi feito, se é um vinho mexicano ou estrangeiro, a localização do vinhedo ou a forma de cultivá-lo, os custos de produção, a comercialização e a promoção do mesmo; “O melhor vinho é aquele que você gosta e não aquele que diz o sommelier”, comenta Valentina Ortiz Monasterio, diretora de vinhos Balero. Poderá sempre degustar um vinho que se adapta ao seu paladar e orçamento, com o acompanhamento certo e a companhia ideal, a rotina gastronômica vai melhorar.

O vinho melhora com o tempo?

Realidade. Se gosta de vinho, com certeza já ouviu a frase “Vinhos e amores, os antigos são os melhores”, pois esta bebida se tornou parte da cultura pelo seu sabor, história, variedades, etc. É verdade que o vinho evolui com o tempo e isso depende de muitos fatores, um deles é a elaboração. Este elixir é uma bebida que continua a evoluir durante a sua vida, por isso, uma vez aberta a garrafa, devem ser tidos em consideração os elementos de temperatura, iluminação, ventilação, umidade, etc. Preservá-lo da melhor forma possível, pois um vinho bem conservado e elaborado terá uma evolução positiva.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Em busca de vida marciana, veículo da Nasa se aproxima de destino
Saiba por que nossos olhos estão mais cansados na pandemia e como podemos protegê-los
https://www.osul.com.br/o-vinho-engorda-mitos-e-verdades-sobre-a-bebida/ O vinho engorda? Mitos e verdades sobre a bebida 2021-02-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar