Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de março de 2021
O objetivo das orientações é dar conta do tratamento de pacientes com sintomas leves e moderados de coronavírus, liberando as UPAs e emergências de hospitais para casos mais graves.
Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio PiratiniUma nota de alerta com orientações da SES (Secretária Estadual da Saúde) do RS e do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), publicada nesta segunda-feira (1°), reforça a necessidade de ampliação e fortalecimento das atividades das UBS (Unidades Básicas de Saúde). O documento aponta uma série de medidas, inclusive a ampliação do horário de atendimento das Unidades de Saúde da Atenção Primária.
O texto sugere, ainda, que os municípios considerem a possibilidade de atendimento no turno da noite e nos fins de semana para diminuir as aglomerações nas Unidades de Saúde.
Aprovada pelo COE (Centro de Operações em Emergência), a iniciativa se deve ao crescente número de casos, hospitalizações e óbitos registrados desde a última semana que levou o Estado à situação de bandeira preta prevista pelo modelo de Distanciamento Controlado.
Destinada a gestores dos municípios gaúchos, o objetivo das orientações é dar conta do tratamento de pacientes com sintomas leves e moderados de coronavírus, liberando as UPAs (Unidades de Pronto Atendimentos) e emergências de hospitais para casos mais graves.
“Mais do que nunca, é hora de manter as unidades básicas de saúde abertas e funcionando. Se possível, em horários estendidos e nos fins de semana, para garantir que toda a população possa ter acesso a atendimento de saúde e não lote as UPAs e as emergências”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul