Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de março de 2021
Enfermos que não estiverem em tratamento contra o coronavírus serão transferidos a outro espaço
Foto: Matheus Raugust/PMPA/DivulgaçãoO prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, vai anunciar, nesta quinta-feira (04), a ampliação de leitos para pacientes Covid-19 no Hospital Vila Nova, Zona Sul da Capital. Ele adiantou que, para isso, enfermos que não estiverem em tratamento contra o coronavírus serão transferidos a outro espaço, ainda não confirmado pelo município.
Melo explicou que o processo está em fase final de negociações. “Para fazer hospitais de campanha, pode levar até 30 dias e não temos tempo para isso. É preciso olhar para os hospitais já existentes. Liberaríamos, assim, leitos no Vila Nova, que é 100% SUS”, afirmou o prefeito.
Ele lembra que o Nossa Senhora da Conceição já lançou mão de uma operação semelhante, passando pacientes para o Cristo Redentor e Fêmina. Melo também pontuou que o Pronto Socorro, o Independência e o (Instituto de) Cardiologia garantiram mais dez leitos cada para pacientes de outras enfermidades.
O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, revelou que outros serviços também serão realocados, sem adiantar quais, e não deixou claro se o Vila Nova vai se tornar um espaço dedicado somente a pacientes Covid.
A possibilidade de reativar o Hospital Parque Belém ainda é incerta pelo fato de o local ainda não contar com água, luz e cozinha. A ampliação de testagens para a Covid-19 em tendas nas emergências a partir desta semana é outra intenção de Melo, assim como parcerias com universidades para incluir estudantes em final de curso para auxiliar nas ações de combate à pandemia.