Sexta-feira, 01 de novembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Fiocruz receberá em março o dobro de ingredientes para vacinas

Compartilhe esta notícia:

Lotes permitirão a fabricação de 30 milhões de doses.

Foto: Divulgação/Bio-Manguinhos/Fiocruz
Lotes permitirão a fabricação de 30 milhões de doses. (Foto: Divulgação/Bio-Manguinhos/Fiocruz)

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) anunciou nesta sexta-feira (12) que receberá em março o dobro da quantidade de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) que estava prevista. Os lotes que chegarão até o fim do mês permitirão a fabricação de 30 milhões de doses, garantindo a produção até maio.

O ingrediente farmacêutico ativo é o insumo mais importante para a produção da vacina, e vem sendo importado da China. O componente é produzido por um laboratório parceiro da farmacêutica AstraZeneca, desenvolvedora do imunizante em parceria com a Universidade de Oxford. Cada lote do IFA exportado para o Brasil tem 256 litros e pode produzir 7,5 milhões de doses.

Segundo a Fiocruz, estavam previstos dois lotes de IFA para março, mas a farmacêutica europeia decidiu antecipar mais dois lotes depois da concessão da licença para exportação por parte das autoridades chinesas.

O documento foi obtido depois da atuação dos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores, que foram informados pela Fiocruz de que uma remessa programada para chegar ao Brasil amanhã (13) não havia sido liberada na China, porque faltava a licença de exportação e a conclusão de procedimentos alfandegários.

A Fiocruz produz a vacina AstraZeneca/Oxford devido a um acordo de encomenda tecnológica, que prevê a entrega de 100,4 milhões de doses até julho. Também está em curso um processo de transferência tecnológica para que a fundação possa produzir o IFA no país, nacionalizando todo o processo produtivo.

A vacina produzida na Fiocruz recebeu hoje o registro definitivo por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até então, somente a vacina da Pfizer havia recebido esse registro, e a vacina AstraZeneca/Oxford era aplicada com autorização de uso emergencial por parte da agência, mesma situação da CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório Sinovac.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Ministério da Saúde publica portaria prevendo pagamento de custeio de 592 leitos de UTI Covid em funcionamento no RS
Ministério da Saúde assina contrato para compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik
https://www.osul.com.br/fiocruz-recebera-em-marco-o-dobro-de-ingredientes-para-vacinas/ Fiocruz receberá em março o dobro de ingredientes para vacinas 2021-03-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar