Domingo, 24 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 14 de maio de 2015
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Ilimar Franco
Criadores do fator previdenciário, no governo FH, os tucanos votaram para acabar com a medida adotada para sanear as finanças públicas. Dilma não é a única que fala uma coisa e faz outra. Ao defender o fim do fator, o PSDB teve a mesma conduta. Jogam para a plateia as principais siglas do País. Não há coerência programática. O PT agora foi contra. Os 45 deputados tucanos votaram “sim”. Foi uma grande derrota para o governo.
Já estou com o pé nessa estrada
Dos oito deputados do DEM que votaram com o governo, semana passada, na MP 665, quatro podem não ter sido convertidos. Hoje, o líder do DEM, Mendonça Filho, anunciou que a dissidência tinha sido reduzida a quatro. Mas os outros (Carlos Melles, Elmar Nascimento, Misael Varella e Paulo Aziz) integram uma lista de 13 deputados que estão em missão no exterior. As viagens já estavam agendadas e aprovadas pela Mesa da Casa. Eles estão nos Estados Unidos, em Londres, na Alemanha, no Panamá e em Portugal. Um deles, o ex-ministro Carlos Melles, participou do jantar em homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em Nova Iorque.
Porta aberta
A deputada Luiza Erundina (SP) deve sair do PSB devido à fusão com o PPS. Ela discorda do flerte com a oposição. O ex-presidente socialista no Rio deputado Glauber Rocha vai no mesmo rumo. E diz que a sigla está virando “satélite do PSDB”.
Um novo Brasil
Para investidores em Londres, o ministro Joaquim Levy (Fazenda) explicou que o País tem uma herança histórica, o patrimonialismo. Por isso, os programas de governo custam caro à União e inibem a concorrência, ao contrário dos países mais desenvolvidos. E concluiu que a correção de rumo não exclui os programas de inclusão social.
Na reta de chegada
Nos próximos dias, está para ser definida a fusão PTB-DEM. A única pendência é a disputa pelo comando da sigla, em São Paulo, entre Campos Machado, presidente do PTB, e o secretário do governo Alckmin, Rodrigo Garcia (DEM).
Se a moda pega
A Assembleia do Espírito Santo aprovou PEC que proíbe o uso de logomarcas, slogans, cores, frases e símbolos que possam ser vinculados a uma determinada gestão. Ela não permite a fixação de imagens do chefe de Poder em repartições públicas. A proposta do governador Paulo Hartung (PMDB) será promulgada na Assembleia.
Pânico
As entidades de construção civil convenceram o presidente da Câmara a adiar a votação de projeto que melhora a remuneração das contas vinculadas ao FGTS. Alegam que o aumento de 3% para 6% vai consumir os recursos do Minha Casa, Minha Vida.
Em campanha
Com a infidelidade do PDT nas MPs 664 e 665, o PT, a CUT e aliados à esquerda defendem a demissão do ministro Manoel Dias da pasta do Trabalho. Alguns petistas sugerem que Vagner Freitas, presidente da CUT, assuma o cargo.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.