De acordo com a prefeitura de Itirapina, uma técnica de enfermagem enviou erroneamente frascos da CoronaVac para o local onde está ocorrendo a campanha de vacinação contra gripe (influenza), na Escola José Cruz. A técnica que aplicou as doses foi afastada do cargo.
A campanha de imunização contra a gripe começou na última segunda-feira (12). Para não causar conflito com a imunização contra a covid, a primeira etapa, que geralmente começa pelos idosos, foi destinada este ano a crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Mães preocupadas
Entre as crianças vacinadas está Pedro, de apenas 1 ano e 10 meses. A mãe dele, Jéssica Aparecida Santos Conduta, conta que, na manhã de quinta-feira (15), foi chamada para ir à Vigilância em Saúde e informada sobre a troca das vacinas. Desesperada, ela ligou para a pediatra pedindo ajuda.
“Por ser a CoronaVac, ela acredita que não haverá reações, mas que eu tenho que observar e passar tudo para ela. Ela me orientou para que eu não fizesse nenhum tipo de exame por fora”, afirmou.
“Eu entrei em contato com a pediatra e ela orientou a não tomar a segunda dose porque a vacina é contraindicada para crianças”, contou.