Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 9 de maio de 2021
Ao todo, 12.715 estudantes dessa faixa estão matriculados em escolas municipais de Porto Alegre.
Foto: Alex Rocha/PMPAAlunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino poderão retornar às aulas presenciais a partir desta segunda-feira (10). Ao todo, 12.715 estudantes dessa faixa estão matriculados em escolas municipais de Porto Alegre. Eles se juntarão às 32 mil crianças, em que o comparecimento às escolas presencialmente foi retomado no dia 29 de abril.
Ao longo da primeira semana de aula (entre 29 de abril e 7 de maio), o levantamento diário realizado pela Smed apontou o comparecimento de mais de 20 mil crianças, nos turnos da manhã e tarde. “A resposta dada pelos pais e familiares foi a mais eloquente possível, no sentido da validação de nossos protocolos, ao confiar suas crianças aos profissionais de educação da rede pública municipal”, avalia a secretária Janaina Audino.
O calendário de retorno às aulas presenciais, anunciado pela Smed em 30 de abril, prevê uma volta escalonada, por faixa escolar, a cada semana. Na outra segunda-feira (17), será a vez dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No total, as escolas do município têm 14.519 alunos matriculados nessa faixa.
A estratégia de distanciamento, apresentada ainda no mês de fevereiro, estabelece um revezamento das turmas, com a possibilidade de atendimento de 100% das crianças matriculadas em até cinco dias.
Como política de apoio a um retorno mais seguro das atividades pedagógicas presenciais, os profissionais de ensino do município estão passando por testagem periódica. Até o momento, mais de mil trabalhadores em educação das escolas municipais foram encaminhados para testagem pelos laboratórios credenciados na Secretaria Municipal de Saúde.