Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
38°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Depois de semana tensa na CPI da Covid, Renan Calheiros e Bolsonaro trocam farpas

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro e Calheiros se ameaçaram publicamente. (Foto: Marcelo Camargo/ABr e Marcos Corrêa/PR)

Teve toma lá dá cá de farpas amaciadas com pronomes de tratamento. Na quinta-feira (6) em Brasília. Na sua tradicional live, o presidente Bolsonaro (sem partido) citou rapidamente a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia. Com alvo certo, o presidente aposta no discurso da suposta corrupção por trás da pandemia pelos governadores e prefeitos e se dirigiu a Renan Calheiros (MDB-AL). “Oh excelentíssimo senador, frase não mata ninguém, o que mata é o desvio do recurso público que o seu estado desviou. Então vamos investigar o teu filho que a gente resolve esse problema”, disparou o chefe do Executivo defendendo as falas tidas como “negacionistas” sobre a pandemia.

Imediatamente Calheiros respondeu alfinetando Bolsonaro ao dizer que ele perde tempo enquanto pessoas morrem vítimas de Covid. “Dizer com todo respeito ao presidente da República: o que mata é a pandemia pela inação e inépcia que eu torço que não seja dele, porque nós não queremos fulanizar isso aqui. Com relação ao estado de Alagoas, ele não gaste o seu tempo ociosamente como tem gasto o seu tempo enquanto os brasileiros continuam morrendo”, retruca e finaliza dizendo que se for preciso irão investigar Alagoas ou outro estado.

Nos bastidores, a informação é que há duas semanas o filho do presidente, Carlos Bolsonaro, estaria em Brasília, no mesmo período do início da CPI, para reassumir a comunicação do Planalto. A ordem seria desviar o foco da CPI criando outros fatos com declarações polêmicas mesmo que prejudique a importação do IFA para a produção das vacinas. E falar mal da China é algo que agrada parte do eleitorado do presidente.

Bolsonaro ameaça Calheiros

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender na noite de quinta-feira o uso de hidroxicloroquina para pacientes de Covid, chamou os que se opõem à prescrição do medicamento de “canalhas” e afirmou que a CPI da pandemia do Senado é uma “xaropada”.

“Eu nunca vi ninguém morrer por ter usado hidroxicloroquina, que é largamente usada na região amazônica para combater malária e lúpus”, declarou Bolsonaro.

“Canalha é aquele que critica cloroquina e ivermectina e não apresenta alternativa”, acrescentou, em outro trecho da live. A insistência de Bolsonaro na defesa de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid é um dos alvos de investigação da CPI, que apura os esforços despendidos pelo governo.

Sem citar senadores nominalmente, Bolsonaro investiu contra os parlamentares opositores e independentes da CPI. “Não dá para ouvir tudo [da CPI], né? Primeiro que é uma xaropada, raramente tem um senador ali… Raramente não, têm senadores bem intencionados, que fazem um grande trabalho. Agora tem uns quatro ali que pelo amor de Deus. Sabem tudo”, ironizou.

Os trabalhos da CPI são comandados pelos senadores Omar Aziz (PSD-AM), Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), todos críticos ao presidente. Ao rebater críticas de que seu discurso anti-isolamento e pró-cloroquina teria contribuído para mortes no país, Bolsonaro fez um ataque a Renan, que é relator da CPI. O presidente da República simulou o que responderia caso fosse questionado pelo parlamentar na comissão. Com informações do blog Meio Norte e do Yahoo Notícias.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Jovem de 18 anos que matou cinco pessoas em creche em Santa Catarina demonstrava apatia na escola e era visto como bom trabalhador
Ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha volta a usar redes sociais após ter prisões derrubadas pela Justiça
https://www.osul.com.br/depois-de-semana-tensa-na-cpi-renan-e-bolsonaro-trocam-farpas/ Depois de semana tensa na CPI da Covid, Renan Calheiros e Bolsonaro trocam farpas 2021-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar