Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 25 de maio de 2021
Doses serão nas fórmulas de Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech
Foto: Polícia Federal/DivulgaçãoEstá prevista para esta quarta-feira (26) a chegada de mais um lote de vacinas contra o coronavírus ao Rio Grande do Sul, com mais de 387 mil doses. Serão 350.250 unidades do imunizante de Oxford com desembarque aguardado às 6h e outras 37.440 da Pfizer às 18h, ambas no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Zona Norte de Porto Alegre.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a tendência é de que ambos os lotes sejam utilizados na aplicação de primeira dose, contemplando pessoas com comorbidades. Também permitirá o avanço da campanha para os próximos grupos prioritários.
Na semana passada, o Estado recebeu do Ministério da Saúde 269.100 doses da vacina de Oxford, 39.780 da Pfizer e 188.800 da Coronavac. As ampolas do fármaco chinês (produzido no Brasil em parceria com o Instituto Butantan-SP) foram imediatamente distribuídas aos municípios, com o objetivo de reduzir os atrasos na segunda dose.
Já a remessa de imunizantes de Oxford (fármaco britânico elaborado no País em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz-RJ) permaneceu guardada em estoque. A medida atende à estratégia de garantir quantidade para a segunda injeção, evitando déficits já registrados pela SES.
Andamento da campanha
No começo da noite desta terça-feira, após o encerramento do expediente nos postos e demais locais disponibilizados para imunização nos 497 municípios do Rio Grande do Sul, mais de 2,98 milhões de habitantes do Estado já haviam recebido a primeira dose.
Esse contingente representa 56,8% dos segmentos-alvo (5,21 milhões de habitantes, para uma população geral de 11,3 milhões). Já os contemplados com a segunda injeção, por sua vez, chegam a 1,39 milhão (26,5%). A campanha de imunização começou no dia 19 de janeiro.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul