Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 29 de maio de 2021
A reunião do elenco de ‘Friends’, que foi lançada na última semana ao redor do mundo, teve diferentes trechos censurados na China – incluindo cortes de momentos com Justin Bieber, Lady Gaga e o grupo sul-coreano BTS.
Segundo a revista americana The Hollywood Reporter, cerca de seis minutos de conteúdo foram retirados do especial pelas três plataformas de streaming chinesas que o adquiriram: iQiyi, Tencent Video e Youku. Cada um desses serviços fez alterações diferentes, aparentemente visando evitar queixas do governo chinês e da parte mais patriota e conservadora da população do país asiático.
O segmento em que a atriz Lisa Kudrow canta ‘Smelly Cat’ foi encurtada radicalmente para retirar a participação especial de Gaga – a cantora americana foi banida na China em 2016 por ter encontrado o líder espiritual Dalai Lama, que é visto como um separatista perigoso pelo governo chinês.
Já Bieber, que também teve sua breve aparição no especial totalmente cortada, enfureceu chineses em 2014, quando visitou o Santuário Yasukuni na capital japonesa: o local é objeto de polêmico por listar os nomes de criminosos de guerra japoneses. Além disso, em 2017, o cantor canadense foi impedido de se apresentar na China por ser considerado um artista “controverso” e “com mau comportamento”.
O grupo de k-pop BTS, por sua vez, passou a ser censurado no país asiático em outubro de 2020, após um dos seus integrantes, o rapper RM, comentar que soldados coreanos e americanos tiveram uma “história de dor” e “sacrifícios compartilhados” na Guerra da Coreia. Uma vez que a China apoiou a Coreia do Norte no conflito, o governo chinês condenou a fala de RM e passou a bani-los – assim, não é surpresa que a participação da boy band na reunião de ‘Friends’ tenha sido completamente removida das plataformas de streaming chinesas.
Esses não foram os únicos cortes feitos no especial: todos os momentos que citavam fãs da sitcom americana que pertencem à comunidade LGBTQIA+ também foram censurados.