Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de junho de 2021
A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de internet móvel
Foto: PixabayO ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou nesta quarta-feira (02) que o leilão da tecnologia de internet móvel 5G terá “importância total” na retomada da economia brasileira. Ele também manteve o prazo de realizá-lo em julho, apesar de o edital ainda não ter sido aprovado pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
A proposta de edital do leilão do 5G foi aprovada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em fevereiro e agora está sendo analisada pelo tribunal. O aval da Corte não é obrigatório, mas o governo costuma aguardá-lo para publicar o edital definitivo. O objetivo é evitar questionamentos jurídicos.
O governo esperava que o aval saísse em até 60 dias, prazo que já expirou. Técnicos do tribunal têm cobrado do Executivo e da Anatel mais explicações sobre pontos considerados polêmicos. Diante disso, o governo anunciou que levará uma comitiva aos EUA na próxima semana para conhecer a estrutura de 5G do país e sanar dúvidas.
“Para a retomada econômica, para o futuro, será de importância total [fazer o leilão do 5G]. Já está compreendido com a sociedade e com o TCU, e todos os esforços estão sendo feitos para que a gente possa realizar o leilão o mais rápido possível, porque nós precisamos desses investimentos”, afirmou Faria.