Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 4 de junho de 2021
A imunização ocorrerá nas unidades de saúde Assis Brasil, São Carlos e Álvaro Difini, das 9 às 15h, e nos drive-thrus do Big Sertório e da PUCRS, das 9h às 17h. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)
Um dia após as mulheres sem comorbidades na faixa de 59 anos começaram a ser vacinadas contra o coronavírus em Porto Alegre, neste sábado (5) será a vez dos homens desse segmento serem também contemplados. O serviço será prestado das 9h às 15h em três postos de saúde e dois drive-thrus. Já no domingo, funcionará apenas uma unidade móvel na Zona Norte, até as 13h.
Também serão atendidos nestes locais todos os demais públicos já abrangidos pela ofensiva. No caso dos professores e demais trabalhadores de escolas, que estão recebendo a primeira dose com a vacina Pfizer, será possível optar pelo fármaco de Oxford-Astrazeneca.
Para receber a primeira dose, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e foto e comprovante de residência. Já para a segunda injeção, deve ser exibir a carteira de vacinação com o registro da aplicação inicial.
Para quem tem comorbidade, também é exigido laudo ou atestado da condição de saúde. Atestado médico, laudo médico, prescrição de medicamentos de uso contínuo, de acordo com o agravo. As pessoas com deficiência permanente também precisam comprová-la. Além de laudo médico, pode ser cartão de transporte público especial, cartão de estacionamento.
Profissionais da saúde, trabalhadores de apoio, professores e funcionários de escolas e de escolas comunitárias devem entregar declaração da instituição ao qual o profissional está vinculado. Esse documento será retido.
É solicitado que trabalhadores de escolas municipais apresentem crachá, e os funcionários das escolas comunitárias, contracheque. Para os da rede privada, documento de identidade, cópia impressa da autodeclaração, que será retida, e comprovante de vínculo com a instituição.
Pessoas que receberam a dose da vacina contra gripe devem aguardar 14 dias para fazer a primeira ou segunda dose da vacina covid. O primeiro dia a ser contado é o seguinte ao da aplicação.
Sábado (9h-15h)
Pessoas acima de 59 anos sem comorbidades, professores e profissionais das redes municipal, comunitária e estadual de ensino fundamental e básico, professores e profissionais da rede privada de educação infantil, pessoas com deficiência permanente de 18 anos ou mais e adultos com comorbidades.
– Clínica da Família Álvaro Difini: rua Álvaro Difini nº 520 (bairro Restinga, Zona Sul);
– Posto de saúde São Carlos: avenida Bento Gonçalves nº 6.670 (bairro Partenon, Zona Leste);
– Posto de saúde Assis Brasil: avenida Assis Brasil nº 6.615 (bairro Sarandi, Zona Norte);
– Drive-thru do Hipermercado Big Sertório: rua Dona Alzira, no estacionamento coberto do Sam’s Club (bairro Sarandi, Zona Norte);
– Drive-thru da PUCRS: avenida Ipiranga nº 6.681, com entrada pela lateral do Museu da universidade (bairro Jardim Botânico, Zona Leste).
Vacinação no domingo (9h-13h)
Pessoas acima de 59 anos sem comorbidades, professores e profissionais das redes municipal, comunitária e estadual de ensino fundamental e básico, professores e profissionais da rede privada de educação infantil, pessoas com deficiência permanente de 18 anos ou mais e adultos com comorbidades.
– Unidade móvel da Secretaria Municipal da Saúde estacionada junto ao Banco de Alimentos: avenida Francisco Silveira Bitencourt nº 1.928 (bairro Sarandi, Zona Norte).
(Marcello Campos)