Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Por Filipe Guerrero Gracia | 27 de junho de 2021
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Olá, leitor e leitora do Jornal O Sul!
Me chamo Filipe Guerrero, sou Osteopata formado em Educação Física e Fisioterapia com diversos cursos internacionais e venho iniciar um projeto para levar até vocês informações que vão ajudar a todos a melhorar a sua saúde física e mental.
Durante a pandemia do novo coronavírus uma das grandes mudanças do cotidiano, de quem conseguiu manter seu emprego, foi o home office. O home office acaba gerando assim uma das queixas mais frequentes que é a lombalgia ou dor nas costas, que pode surgir ao permanecermos sentados durante períodos prolongados.
A lombalgia inicialmente pode ser leve, embora ocasionalmente se apresente na forma de queimação ou pontadas repentinas, o que dificulta a realização de movimentos podendo se estender para outras partes do corpo com pernas e até mesmo escapulas, ombros e pescoço.
O problema se torna ainda mais frequente com o uso contínuo de uma cadeira inadequada, sem suporte para os braços e apoio extra para a lombar, que preserva a curvatura correta das costas. Para termos uma postura ao sentar alguns cuidados devem ser adotados:
1 – Sente sempre sobre os ísquios (ossos que tocamos quando tocamos nos glúteos);
2 – Procure apoiar as costas inteiras na cadeira. Não apoiar a lombar é importante, porém se não apoiarmos a parte superior das costas (escapulas e ombros) podemos criar sobrecarga importante para os ombros e pescoço gerando enxaquecas importantes;
3 – Procure apoiar bem os pés no chão;
4 – Apoie bem os braços de uma maneira que os ombros não fiquem altos;
5 – Procure apoiar os antebraços de uma forma confortável para não atrapalhar na hora de usar o computador;
6 – Deixe o monitor sempre há altura dos olhos e se possível use apensa uma tela na sua frente;
7 – Levante de tempos em tempos para poder movimentar as articulações e assim melhorar a circulação sanguínea e lubrificar as articulações;
8 – Beba bastante líquido.
Movimentar-se neste período é muito importante para mantermos uma boa ativação muscular. Em casa podemos realizar alguns exercícios de alongamento, mobilidade articular e isometria com segurança sem trazer prejuízos maiores posturais. Importante para a execução destes exercícios que os mesmos sejam passados por um profissional capacitado.
Alongamentos para quadrado lombar, psoas, grande dorsal e glúteos são importantes para quem permanece muito tempo sentado.
Mobilidade das escapulas, da coluna lombar e da articulação do quadril podem inibir dores a longo prazo, assim como desgaste precoce articular.
Exercícios de isometria como agachamento na parede, prancha lateral e frontal são boas abordagens para manter o tônus e a ativação de musculaturas que serão exigidas pelo longo tempo que permanecerão sentados.
Tanto os exercícios de alongamentos, mobilidades e isometrias são facilmente encontrados na internet colocando o grupo muscular ou articulação que queremos procurar, porém, se mal executados podem trazer um aumento dos sintomas.
Importante salientar que se sua dor for persistente e ela não passar com as dicas acima, procure um profissional capacitado para tratamento específico e orientações. O quanto antes você identificar o que está lhe causando o desconforto melhor será sua recuperação e melhor será seu rendimento para as tarefas profissionais e também pessoais.
Espero neste primeiro momento poder ajudar com dicas uteis para o seu dia a dia.
Entre em contato com a nossa edição e compartilhe sobre o que mais você gostaria de ler por aqui.
Abraços e até a próxima.
Filipe Guerrero Gracia
Osteopata DO MRO Br
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.