Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Barreira contra o coronavírus no aeroporto de Porto Alegre é encerrada com mais de 6.200 testes em 14 dias. Ao menos 55 passageiros estavam infectados

Compartilhe esta notícia:

Operação havia sido iniciada em 14 e julho, sempre com três turnos. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Encerrada nesta segunda-feira (28) após 14 dias de operação, a barreira sanitária instalada no Aeroporto Salgado Filho pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre realizou 6.203 testes de coronavírus em passageiros que desembarcaram de voos domésticos ou internacionais. O total de resultados positivos chegou a 55 (0,88% do total).

De cada dez casos confirmados, quatro eram passageiros que se autodeclararam sintomáticos em formulário pré-teste. No momento da notificação pelo agente ao Ministério da Saúde, porém, esse proporção era maior, com cinco para cada dez positivados relatando algum sintoma no momento da abordagem ou mesmo antes da viagem.

Um dos testes positivos envolveu um cidadão de Santa Maria (Região Central do Estado). Ele foi encaminhado a uma unidade de pronto atendimento (UPA) para avaliação dos sintomas e coleta de material via teste do tipo “RT-PCR” no dia seguinte ao desembarque na capital gaúcha.

A amostra foi encaminhada ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e teve a confirmação da variante Gamma (P.1). De acordo com a SMS, o viajante foi transportado de ambulância para o município de Santa Maria, cuja prefeitura se responsabilizou pela despesa.

Perfil básico

Dos passageiros testados, o perfil predominante foi de turistas, com 50% das amostras coletadas. Já os viajantes a trabalho tinham como motivação principal para a testagem o fato de estarem preocupados com o retorno às suas residências e famílias, conforme explicitado na entrevista individual que acompanhava a testagem.

Também foi verificado um fluxo considerável de idosos e pessoas com apenas uma dose de vacina contra o coronavírus retornando de viagens turísticas, especialmente à Região Nordeste, com maior incidência nos Estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Não menos preocupante foi a constatação de que várias pessoas ainda não contempladas com qualquer dose e que retornavam de passeios ou deslocamentos por motivos de trabalho nas Regiões Sul e Sudeste do País.

Viajantes vindos do exterior e que desembarcaram de voos de conexão em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, em sua maioria, optaram por se submeter à barreira, pois a Portaria Federal nº 654/2021 prevê, antes do embarque, a apresentação à companhia aérea de documento que comprove realização de teste RT-PCR com resultado negativo em 72 horas antes do embarque.

Já no que se refere a testes realizados em pessoas já com o esquema imunizatório completo, cinco que tiveram teste positivo na barreira sanitária do Aeroporto Salgado Filho haviam recebido a segunda dose há mais de 15 dias. Outras cinco estavam com uma dose aplicada.

Trabalharam na operação, em três turnos diários desde 14 de junho, um total de 51 profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde, além de 61 acadêmicos e nove professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

A coordenação do trabalho ficou a cargo da DVS e da UFRSG, que contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), companhias aéreas e concessuonaria Fraport Brasil, administradora do aeroporto da capital gaúcha.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Coronavac é segura e eficaz em crianças a partir de 3 anos, aponta estudo de fase 2 na China
Chegou a vez dos porto-alegrenses de 47 anos receberem a primeira dose de vacina contra o coronavírus
https://www.osul.com.br/barreira-contra-o-coronavirus-no-aeroporto-de-porto-alegre-e-encerrada-com-mais-de-6-200-testes-em-14-dias-ao-menos-55-passageiros-estavam-infectados/ Barreira contra o coronavírus no aeroporto de Porto Alegre é encerrada com mais de 6.200 testes em 14 dias. Ao menos 55 passageiros estavam infectados 2021-06-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar