Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 2 de julho de 2021
O Sicoob Credicapital faz parte de um dos maiores sistemas de cooperativismo financeiro do Brasil. Criada em meados dos anos 1990, a cooperativa viria a ser constituída na década seguinte. “Foi no dia 08 de março de 2001, em Cascavel, no Paraná, através da iniciativa de vinte e um profissionais da área de informática, que faziam parte de um núcleo setorial atuante na associação comercial e industrial da cidade”, lembra o Diretor Superintendente do Sicoob Credicapital, Valdir Pacini.
Ao longo de sua história, a cooperativa se pautou no propósito de conectar pessoas para promover a justiça financeira e a prosperidade. O Sicoob sempre buscou promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio da cooperação.
Além disso, tem como principal visão ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas e da comunidade. Esses valores são visíveis nas mais de 300 cooperativas Sicoob que estão presentes em todos os estados do Brasil.
Valdir Pacini enfatiza que a instituição se destaca na atuação em prol da justiça financeira. “Além de respeitar e praticar os princípios do cooperativismo, com ênfase no sétimo princípio, que é o interesse pela comunidade, a nossa cooperativa vem preservando alguns valores que considera primordiais: respeito e valorização das pessoas, cooperativismo e sustentabilidade, ética e integridade, excelência e eficiência, liderança responsável, inovação e simplicidade”, destaca o Diretor Superintendente.
O Sicoob Credicapital apresenta um crescimento médio anual de 28%, valor que representa o dobro do crescimento do sistema financeiro tradicional. A cooperativa conta com 43 mil associados e atua em 30 municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, tendo atingido, em 2021, a cifra de R$ 1 bilhão de ativos.
Segundo Pacini, “temos cumprido com o papel de atender o nosso cooperado da melhor forma possível, nesse momento em que ele mais precisa. Quase um terço dos R$ 220 milhões concedidos na forma de crédito, em 2020, foram compostos de operações oriundas de linhas especiais para atender o cooperado em dificuldade por conta da pandemia. Enquanto as instituições financeiras tradicionais, motivadas pelas incertezas, recuaram, a nossa cooperativa avançou, acreditando no restabelecimento dos negócios afetados pela crise sanitária”, declara Valdir Pacini.
Voltar Todas de Comemoram com O Sul