Terça-feira, 19 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 2 de julho de 2021
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) completa 90 anos em 2021. Como parte das celebrações do aniversário, foi lançado o selo Simers 90 Anos e a campanha “A sua história é o reflexo da nossa história”, voltada aos médicos e na distribuição de EPIs aos colegas que não dispunham de equipamentos. Entre os destaques das comemorações, estão a inauguração da Rádio Simers e a confraternização com as entidades médicas.
Desde seu início, a entidade trabalha na defesa da atuação dos médicos e no desenvolvimento de ações em prol da categoria, sendo muito presente em todas as frentes alusivas ao exercício da profissão. Para o presidente do Sindicato, Marcelo Matias, “o Simers trata-se de uma representação feita de médicos, por médicos e para médicos”.
À frente do sindicato desde 2019, a sua gestão enfrenta a pandemia da Covid-19, que ensejou um grande desafio para a categoria. O vice-presidente, Marcos Rovinski, lembra que vinte colegas faleceram em decorrência da contaminação enquanto trabalhavam na linha de frente e um mural com os nomes de todos foi inaugurado, na entrada do prédio da entidade.
“Nós estamos vivendo um momento no qual os médicos enfrentaram todas as dificuldades possíveis pela questão da pandemia e não tiveram, exatamente, os seus direitos respeitados em muitos aspectos. Em muitos locais, trabalharam sem condições, sem EPIs, vários adoeceram e não receberam nem aquilo que deveriam pelo trabalho executado. E, nesse aspecto, eles precisam do Simers da mesma forma que nós precisamos deles. Temos muito a fazer para melhorar a medicina e estaremos sempre ao lado dos médicos nesse sentido, para melhorar a saúde para a população”, afirma Matias.
O Simers atua em cinco regiões do Estado, com 33 delegacias, cerca de 170 colaboradores e dispõe de serviços jurídicos e previdenciários para associados. São quatro prédios em Porto Alegre e sedes no interior para simplificar a vida dos profissionais atendidos.
“Nestes 90 anos, nos transformamos no maior Sindicato Médico do Brasil e da América Latina. Atuamos, basicamente, em todas as regiões do estado. Temos um corpo de médicos que se dedica 24 horas por dia para defender os profissionais, além de uma estrutura que oferece à categoria as assistências jurídica, trabalhista, previdenciária e de contabilidade, ou seja, o Simers é mais do que um sindicato comum, é um conjunto de serviços que visa fornecer ao médico uma condição de trabalhar melhor e de lutar por ele todo o tempo”, destaca o presidente.
Em relação aos próximos passos do sindicado, Matias declara: “a nossa tendência natural é seguir crescendo e oferecendo cada vez mais serviços, mas, de uma maneira ampla, é defender a medicina, porque defendendo os médicos também defenderemos a saúde como um todo”, finaliza Marcelo Matias.
Voltar Todas de Comemoram com O Sul