Terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Comemoram com O Sul Sustentável e empreendedora há 100 anos: CMPC mantém olhar para o futuro

Compartilhe esta notícia:

Segundo o Valor Ponderado de Grandeza (VPG), a CMPC é a maior indústria do Rio Grande do Sul. (Foto: Divulgação/ Fábiano Panizzi)

O ano era 1920 quando a família Matte iniciou as operações da CMPC no distrito de Puente Alto, em Santiago, no Chile. Durante mais de um século, a companhia passou por um processo contínuo de crescimento e, hoje, está presente em oito países da América Latina, com 45 unidades industriais. Uma história rica, intensa e que se renova diariamente por meio dos seus mais de 17 mil colaboradores. A empresa oferece soluções sustentáveis para seus clientes a partir da produção de celulose, matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal (tissue), de embalagens e de vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas. A atuação da multinacional está dividida em três unidades de negócios: CMPC Celulose, CMPC Biopackaging e Softys.

A CMPC tem capacidade de produção anual de 1,87 milhão de toneladas de celulose e 60 mil toneladas de papel. (Foto: Divulgação/ Fábiano Panizzi)

Com um alinhamento organizacional muito bem constituído e executado em todas as suas operações, a CMPC baseia a sua atuação no propósito de 3 C’s: Criar soluções inovadoras a partir da celulose; Conviver com as comunidades vizinhas promovendo iniciativas sociais voltadas à educação, geração de renda e qualidade de vida; e Conservar os recursos naturais, praticando a gestão ambiental adequada de todos os processos produtivos. A empresa é uma representante da bioeconomia e tem suas operações baseadas no conceito da economia circular, transformando 100% dos resíduos sólidos do processo industrial em 15 novos produtos, como matéria-prima para produção de cimento, serragem para painéis de madeira, corretivo de pH do solo e fertilizantes orgânicos.

A CMPC iniciou suas operações no Brasil em 2009, ao adquirir a unidade produtiva localizada no município de Guaíba. Em 2015, foi construída a Guaíba 2 (G2), segunda linha de produção de celulose localizada no mesmo parque industrial. O investimento realizado, da ordem de R$ 5 bilhões, destaca-se como o maior investimento privado da história do Rio Grande do Sul.

Conforme o índice VPG (Valor Ponderado de Grandeza), a CMPC é a maior indústria do Rio Grande do Sul, tendo uma capacidade anual para produzir 1,87 milhão de toneladas de celulose e 60 mil toneladas de papel. A companhia é responsável pela criação de 45 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia gaúcha, com 6,6 mil profissionais atuando em suas operações industriais, florestais e portuárias. Como patrimônio florestal, hoje a empresa conta com mais de mil hortos de florestas no Rio Grande do Sul e 192 mil hectares de áreas preservadas.

No âmbito social, a CMPC fomenta parcerias com moradores locais e organizações para implementar ações de alto impacto positivo na qualidade de vida das comunidades vizinhas. Em 2020, a empresa investiu mais de R$ 20 milhões em diferentes iniciativas voltadas para educação, qualidade de vida e geração de renda, beneficiando mais de 40 mil pessoas em diversas comunidades.

O passado de sucesso da CMPC é uma referência para que a empresa planeje sua atuação para os próximos 100 anos, com ações alinhadas a valores de ESG e de melhoria contínua. “O que é feito hoje marcará o caminho da empresa no futuro, por isso sempre buscamos formas de evoluir em processos e resultados. Além da performance, nosso legado será de uma economia circular realizada na prática e de geração de valor compartilhado”, resume o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Comemoram com O Sul

Sindilojas Porto Alegre: da tradição à inovação
Inovação e tecnologia para o agronegócio com a Cotrijal
https://www.osul.com.br/sustentavel-e-empreendedora-ha-100-anos-cmpc-mantem-olhar-para-o-futuro/ Sustentável e empreendedora há 100 anos: CMPC mantém olhar para o futuro 2021-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar