Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 2 de julho de 2021
Tudo começou com o empenho de um profissional da área tecnológica, que deu forma a uma ideia que faz a sociedade evoluir. É pensando no futuro do nosso Estado que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) comemora seus 87 anos. Melhorar a qualidade de vida das pessoas faz parte do dia a dia dos profissionais do Sistema Confea/Crea. “E garantir o exercício legal de cada atividade faz parte do nosso trabalho, que tem que ser tão grande quanto as categorias que o CREA-RS representa”, destacou a presidente do CREA-RS, Nanci Walter.
A instalação do CREA, no Rio Grande do Sul, em 30 de maio de 1934, em muito beneficiou a sociedade gaúcha no que diz respeito à fiscalização das obras de construção, à fiscalização do exercício profissional e à exigência da ética profissional. Essas ações se traduzem em uma única palavra: segurança para a sociedade.
“Os profissionais do CREA-RS são comprometidos com o Estado, não apenas com a segurança, mas também com a eficiência e com a economicidade das obras e serviços que realiza. E agrega-se, ainda, a estes compromissos, o de promover o desenvolvimento sustentável para preservar o meio ambiente às futuras gerações”, ressaltou Nanci.
E ao completar 87 anos em 2021, mais uma vez o Conselho gaúcho faz história, ao eleger pela primeira vez uma mulher para Presidência, a Engenheira Ambiental Nanci Walter, também a primeira da sua modalidade a presidir uma regional em todo o Brasil.
Aproveitando a tecnologia, o CREA-RS também se moderniza para acompanhar as conquistas de seus mais de 75 mil profissionais, valorizando a área tecnológica, garantindo a segurança da população.
A estrutura do Conselho permite sua abrangência em todo o território gaúcho. Além do prédio sede, em Porto Alegre, são 44 Inspetorias atuando no Estado. Fiscalizando o exercício profissional, o CREA-RS oferece, acima de tudo, proteção: tanto ao garantir o mercado de trabalho para aquele que é legalmente habilitado, como ao assegurar ao cidadão que os serviços, por ele contratados, possuam um responsável técnico.
Em tempos de pandemia, o Conselho não parou, assim como os seus profissionais, que estiveram à frente contribuindo para que a sociedade gaúcha conseguisse ultrapassar este período que ainda demanda conhecimento técnico, ciência e muita dedicação. Além disso, a imprensa tem um papel fundamental ao esclarecer e levar a informação a toda a sociedade.
Tecnologia presente
No desenvolvimento da imprensa, a engenharia também participa, desenvolvendo novas tecnologias que permitem que a informação e o entretenimento cheguem cada vez mais rápido aos seus expectadores. Do jornal impresso ao jornal eletrônico – agora na palma da mão do leitor em qualquer local ou momento – há a presença dos profissionais do Sistema Confea/Crea.
Voltar Todas de Comemoram com O Sul