Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de julho de 2021
Richard Donner, diretor conhecido por filmes como “Superman: O filme” (1978) e “Os Goonies” (1985), morreu aos 91 anos nesta segunda-feira (5). A causa da morte não foi revelada.
De acordo com o site Deadline, a morte do cineasta, responsável também pelos quatro filmes da série “Máquina Mortífera”, foi confirmada por sua mulher, a produtora Lauren Shuler Donner, e seu empresário.
Depois de anos trabalhando em séries de TV, como em episódios de “Além da imaginação” e “Kojac”, o americano nascido em Nova York conseguiu seu primeiro sucesso nos cinemas com o terror “A profecia”, em 1976.
Pouco depois, dirigiu um de seus filmes mais conhecidos até hoje. Com Christopher Reeve no papel principal, “Superman: O filme” levou o super-herói da DC aos cinemas e foi um sucesso nas bilheterias mundiais.
Donner continuou a carreira de êxito durante os anos 1980. Ao longo da década, comandou “O feitiço de Áquila” (1985) e o clássico de aventura juvenil “Os Goonies”.
Além disso, ainda deu início à serie de filmes de ação policial “Máquina Mortífera” (1987), estrelada por Mel Gibson e Danny Glover, com três continuações dirigidas por ele até 1998.
Seu último filme como diretor foi “16 quadras”, de 2006, com Bruce Willis no papel principal.
Donner também trabalhou em Hollywood como produtor, em obras como a trilogia de “Free Willy” e no primeiro “X-Men: O filme” (2000).