Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 12 de julho de 2021
A necessidade de investimentos na mobilidade e a crise do transporte público foram as pautas centrais do diálogo dos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) com senadores e deputados federais da bancada gaúcha. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (12), no Hotel Deville, na capital gaúcha.
“Um terço dos gaúchos vive na Região Metropolitana. Grandes desafios do estado estão aqui, e precisamos unir forças e dialogar para buscar soluções conjuntas”, afirmou o prefeito de Porto Alegre e presidente da Granpal, Sebastião Melo, reforçando a crise do transporte e da mobilidade como maior entrave hoje nas cidades, além do enfrentamento à pandemia.
No encontro, o líder da bancada federal gaúcha, deputado Giovani Cherini, destacou o trabalho conjunto para melhorar a infraestrutura do Rio Grande do Sul com recursos da bancada e das emendas parlamentares. “Temos de incluir nas prioridades da Lei Orçamentária”, enfatizou.
O supervisor da unidade local do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Carlos Alberto Garcia Vieira, apresentou o plano de melhorias para a BR-116. As intervenções envolvem desde a ampliação no número de pistas, construção e adequação de pontes, viadutos, alças de acesso e outras estruturas. Serão necessários 600 milhões de reais para a execução das obras.
Melo defendeu ainda junto aos parlamentares a criação de um Fundo Nacional para apoiar o transporte, similar ao Sistema Único de Saúde (SUS), para que o setor não pare. “O tema não pode ficar só com os prefeitos. Defendemos uma visão e atitudes compartilhadas”, afirmou o prefeito. Melo também encaminhou junto aos senadores pedido de revisão da PEC 108/20, que proíbe a aplicação de recursos de manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE) e do salário-educação no pagamento de aposentadorias e pensões.
Participaram da reunião os senadores Lasier Martins e Luis Carlos Heinze, os deputados federais Giovani Cherini e Marcel Van Hatten, a vice-presidente da Granpal e prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, e deputados estaduais, secretários estaduais e municipais, prefeitos e vice-prefeitos da Região Metropolitana, além de representantes do DNIT, da Polícia Rodoviária Federal, da Famurs, entre outras entidades.