Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 9 de agosto de 2021
O ator americano Johnny Depp, envolvido em acusações de agressão contra sua ex-mulher, a atriz Amber Heard, receberá o prêmio honorário Donostia no Festival de Cinema de San Sebastián, no norte da Espanha. O concurso descreve Depp como “um dos atores mais talentosos e versáteis do cinema contemporâneo”.
Depp estreou nas telas aos 21 anos, como vítima de Freddy Krueger em “A Hora do Pesadelo” e construiu uma extensa carreira artística com mais de 90 produções, entre elas “Edward Mãos de Tesoura”, “Cry-Baby”, “Ed Wood”, “Arizona Dream: Um Sonho Americano”, “Donnie Brasco”, “Homem Morto”, “O Bravo” (com seu ídolo Marlon Brando, um filme que marcou a estreia de Depp na direção), “Inimigos Públicos” e “Rango” (no qual participou como dublador).
O ator, de 58 anos, já foi indicado três vezes ao Oscar. A primeira foi em 2004, com “Piratas do Caribe: a maldição do ‘Pérola Negra’”, um dos filmes da saga que o popularizou em todo o mundo com o personagem capitão Jack Sparrow. No ano seguinte, foi indicado novamente com “Em Busca da Terra do Nunca”, e em 2008 com “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, um musical dirigido por seu amigo Tim Burton.
No comunicado justificando a escolha, os responsáveis do evento cinematográfico lembraram que “Depp encarnou escritores, policiais infiltrados ou foragidos, quase sempre desajustados” e fez isso com colegas como Marlon Brando, Faye Dunaway, Jerry Lewis, Penélope Cruz, Javier Bardem, Kate Winslet, Dustin Hoffman e Antonio Banderas, entre outros.
Denúncias de agressão
Nos últimos tempos, no entanto, Johnny Depp viu sua carreira ser “cancelada” pelo movimento #MeToo após denúncias de agressão contra Amber Heard, de 35 anos, com quem foi casado por 15 meses até 2016. Em meio a um processo de divórcio envolvendo cifras milionárias, além de histórias de infidelidade e abuso de drogas e álcool, as acusações custaram a Depp seu papel na saga Animais Fantásticos. O estúdio Warner decidiu substituí-lo por Mads Mikkelsen para interpretar Gellert Grindelwald na terceira parte da série.
O ator chegou a acionar a justiça britânica contra o conglomerado de mídia News Group Newspapers (NGN) depois de ter sido chamado de “espancador de esposas” em uma manchete publicada em 2018 no “The Sun”, tabloide do grupo. No entanto, o Supremo Tribunal de Londres considerou que o conteúdo publicado “era substancialmente verdadeiro”. O caso foi chamado pelo site “Deadline” de “o maior julgamento inglês por difamação deste século”.
Johnny Depp aguarda agora outro julgamento nos Estados Unidos, e desta vez será entre ele e Heard. O tribunal ouvirá a queixa do ator contra Heard por difamação, por descrever supostos abusos e ameaças de morte em um artigo no jornal The Washington Post alguns meses após chegar a um acordo de divórcio.
Depp receberá a homenagem em 22 de setembro durante a 69ª edição do Festival de Cinema de San Sebastián, que acontecerá de 17 a 25 deste mês. O prêmio Donostia começou a ser concedido em 1986, e o primeiro vencedor foi Gregory Peck.