Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 12 de agosto de 2021
A Famurs lançou nesta quinta-feira (12) uma campanha para incentivar o retorno das aulas presenciais em todos os municípios do Rio Grande do Sul. Com o o slogan “A vida é feita de recomeços”, a ação institucional tem o objetivo de valorizar a presença de alunos e professores em sala de aula, além de mostrar a importância do ambiente escolar.
Com o avanço da vacinação na população gaúcha, especialmente em pais, avós, professores e adolescentes com comorbidades, a Famurs entende que existe segurança suficiente para o retorno completo das aulas presenciais na rede municipal de ensino. Além disso, embora crianças possam ser infectadas com coronavírus, evidências científicas apontam que elas não são vetores relevantes da Covid-19.
“Precisamos priorizar o acesso à educação de qualidade”, afirmou o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto. “Pesquisas têm revelado que o nível de aprendizagem dos alunos regrediu com o ensino apenas em casa. Quanto mais tempo nossas crianças e jovens ficam longe da escola, mais retrocesso haverá para o processo educacional, sem contar o distanciamento social que já existe. Com isso, podemos observar que a escola presencial é um ambiente insubstituível e que lugar de aluno e do professor é dentro da sala de aula”, destacou Bonotto.
Ainda, o presidente da Famurs salientou que todo o cuidado com prevenção, distanciamento e cumprimento dos protocolos deverão ser respeitados, para que a volta às aulas seja feita com responsabilidade e segurança.