Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de agosto de 2021
Vídeos publicados nas redes sociais mostram cidadãos afegãos tentando entrar em aviões para deixar o país
Foto: Twitter/ReproduçãoUm tumulto no aeroporto de Cabul terminou com mortes nesta segunda-feira (16), quando uma multidão tentava embarcar em aviões para deixar o Afeganistão, agora dominado pelo Talibã. O número de mortos não foi confirmado.
Os voos comerciais foram cancelados, e apenas viagens militares ocorrem no local. “Por favor, não venha para o aeroporto”, disse uma autoridade do aeroporto.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram várias pessoas tentando entrar em aeronaves que estavam prestes a deixar o Afeganistão.
Durante o tumulto, agentes das tropas dos Estados Unidos, que estavam no aeroporto para ajudar os norte-americanos a embarcarem, atiraram para o alto. “A multidão estava fora de controle”, afirmou um oficial à agência de notícias Reuters. “O disparo foi feito apenas para neutralizar o caos.”
A Reuters cita relatos de testemunhas de que cinco pessoas foram mortas no aeroporto, sem explicar se as vítimas foram atingidas por disparos de armas de fogo ou pisoteadas durante a confusão.
Já o jornal norte-americano “The Wall Street Journal” fala em três mortos por armas de fogo. Mais de 60 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Japão e França, publicaram um comunicado em que fazem um apelo para que cidadãos afegãos e estrangeiros tenham permissão para deixar o Afeganistão em segurança.
“Situação pacífica”
Autoridades do Talibã disseram nesta segunda que não receberam relatos de confrontos em todo o país desde que tomaram Cabul. “A situação é pacífica, de acordo com nossas informações”, disse um dos principais membros do grupo extremista.