Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de agosto de 2021
A nutrição sempre desempenha um papel fundamental na manutenção da boa saúde. Na verdade, a escolha de alimentos saudáveis, orgânicos e sazonais favorece a absorção dos nutrientes de que nosso corpo precisa para funcionar da melhor forma.
É claro que há alimentos que podem ser considerados “específicos” por qualidades que auxiliam em uma função específica ou orgânica.
Certos alimentos devem ser incluídos na dieta para garantir que o cérebro receba o que precisa e estes são os melhores alimentos para estimular sua mente. Outros, no entanto, devem ser evitados porque podem afetar negativamente a memória. Confira a seguir 8 alimentos que são prejudiciais à sua memória.
Croissants e pastelaria
Cientistas da Society for Neuroscience afirmam isso e descobriram que uma dieta rica em gordura limitaria o nascimento e o crescimento de novos neurônios.
Consequentemente, isso aumenta o risco de desenvolver distúrbios cerebrais, desde depressão até doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.
Alimentos fritos
Não deve ser surpresa que alimentos fritos (e gordurosos) sejam ruins para os neurônios.
Margarina
Os ácidos graxos presentes na margarina são extremamente prejudiciais ao cérebro. Na verdade, eles tornam as membranas mais rígidas, dificultando a comunicação intercelular.
Frios
A gordura saturada, da qual os frios são em grande parte muito ricos, é transformada em colesterol ruim que, ao se aderir às paredes das artérias, faz com que o sangue circule menos suavemente e, portanto, o cérebro seja abastecido de maneira menos eficaz.
Queijos
As gorduras do queijo podem ter efeitos negativos na saúde do cérebro. Estudos têm demonstrado que quem consome grandes quantidades de gordura tem maior risco de desenvolver a doença de Alzheimer, encontrando-se com memória menos eficiente e declínio cognitivo.
Carne
Comer carne prejudica a memória, é o que revela um estudo da Universidade de Boston que explica como aqueles que comem muita carne acabam tendo funções cognitivas inferiores às de um vegetariano.
Tente limitar a ingestão de carne (especialmente carne vermelha) a duas vezes por semana.
Balas e doces açucarados
Consumir muito açúcar na forma de lanches, balas ou bebidas açucaradas causa problemas de memória a longo prazo, levando ao mal de Alzheimer.
O açúcar também tem efeitos negativos na saúde do coração e na digestão.
Café
O café é um falso amigo, quando consumido com moderação é rico em propriedades positivas de concentração, metabolismo e humor. Quando você bebe demais, corre o risco de desacelerar suas funções cognitivas.