Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 17 de agosto de 2021
A Samsung anuncia nesta terça (17) o lançamento do primeiro monitor de computador que pode ser usado mesmo sem um computador. O Samsung Smart Monitor de 24 polegadas tem preço sugerido de R$ 1.849. O conceito pode parecer estranho à primeira vista, mas indica um produto híbrido com diversas funcionalidades.
Destaca-se a presença do sistema Tizen na versão 5.5, o mesmo usado nas smart TVs da marca. Isto significa que ele roda apps como YouTube, Netflix e Amazon Prime Video. A fabricante diz que ele serve para tudo, “do home ao office”.
A parte do “office”, o escritório do usuário, fica por conta do acesso online às ferramentas do Office 365. Dá para editar textos ou movimentar planilhas sem ligar o computador de fato. A gerente de produto Marina Correia explica ao TechTudo que o equipamento acessa diretamente o banco de dados da Microsoft, uma vez que esta versão da suíte de produtividade roda na internet. Para tal, ainda é necessário conectar um mouse e teclado, o que pode ser feito via Bluetooth ou pela porta USB na traseira do modelo.
A fabricante segue apostando alto no chamado “ecossistema Galaxy”, com diversos aparelhos eletrônicos que conversam entre si. O recurso batizado de Wireless DeX marca presença para conectar o celular Galaxy ao monitor, com direito a acesso de documentos e demais recursos.
O Smart Monitor M5 tem tela com painel IPS LCD e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). A fabricante destaca a compatibilidade com conteúdo em HDR10. Sua ficha técnica menciona tempo de resposta de 14 ms e taxa de atualização de 60 Hz.
O controle remoto acompanha o Smart Monitor. Consumidores contam com conectividade por Bluetooth, Wi-Fi e HDMI. Há ainda a possibilidade de usar o Miracast ou de conectá-lo a produtos da Apple por meio de AirPlay 2. O protocolo também funciona com equipamentos de outras marcas.
Outra novidade
O Galaxy M62 é o mais recente smartphone da Samsung com imensa bateria de 7.000 mAh. E se tem algo que todo mundo ama é poder usar o celular sem medo de ficar sem carga antes do final do dia. Mas será que bateria é o único ponto forte do M62?
O Galaxy M62 tem design que mistura a linha Moto G da Motorola com alguns intermediários chineses de diversas marcas. Ele tem efeito degradê com pequenas linhas na vertical. Não espere por proteção contra água como alguns modelos recentes da família Galaxy A ou mesmo conectividade 5G.
A tela é grande e tem painel Super AMOLED de alta qualidade com brilho forte. O que poderia ser melhor é a taxa de atualização de apenas 60 Hz, sendo pouco para os padrões atuais onde já vemos intermediários com telas de 120 Hz. Outra decepção fica por conta do som apenas mono, além da potência sonora abaixo da média.
O M62 vem equipado com plataforma Exynos 9825, a mesma que estreou com o Galaxy Note 10 em 2019. Pode parecer defasado para um lançamento de 2021, mas tenha em mente que estamos falando de um intermediário com chip top de linha. Sendo assim, o M62 entrega desempenho superior à maioria dos intermediários do mercado, especialmente em jogos.
A bateria de 7.000 mAh dura muito mais do que a do M51, o que deixa claro que este Exynos foi uma boa escolha. Ele entrega a segunda melhor autonomia de bateria de todos que testamos, sendo o melhor entre os celulares da Samsung. O tempo de recarga é um pouco demorado devido às limitações do carregador de 25W.
As câmeras estão muito mais próximas da qualidade do M51 do que do Galaxy Note 10, infelizmente. Não que o M62 não seja capaz de registrar boas fotos, mas ele tem suas limitações em cenários escuros. A filmadora também tem suas limitações, mas é capaz de gravar em 4K, com poucos tremidos e boa qualidade de som.