Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de agosto de 2021
Solenidade ocorrerá na Praça da Alfândega, local que receberá um dos prefeitos
Foto: Alex Rocha/PMPAEm função da chuva, o evento para nomear prefeitos para cinco praças do Centro Histórico de Porto Alegre, que aconteceria na terça-feira (24), foi transferido para sábado (28), às 11h30min.
A solenidade de entrega do certificado e do crachá para os cidadãos que irão auxiliar o município de forma voluntária nos cuidados com o equipamento público ocorrerá na Praça da Alfândega, local que receberá um dos prefeitos. O evento contará com a presença do prefeito Sebastião Melo.
Além da Praça da Alfândega, passarão a ter prefeitos as praças General Daltro Filho, Júlio Mesquita, General Osório e Padre Gregório de Nadal. Todos os nomeados são moradores do entorno das praças e conhecidos por mobilizar os vizinhos para a qualificação dos espaços.
O cargo de prefeito da praça é dado ao cidadão que adota ou tem um cuidado diferenciado com determinado espaço público. Ele será responsável por cuidar dos equipamentos públicos, acompanhar os serviços de manutenção feitos pelos parceiros e deverá comunicar problemas para que a prefeitura ou o adotante possa realizar a ação necessária.
Pactos de Governança
Também serão assinados com a comunidade da região os Pactos de Governança, que consistem em um acordo celebrado entre agentes públicos e comunitários para selar as responsabilidades na realização e no cuidado das benfeitorias.
A prefeitura se compromete com o diálogo, a articulação e a realização de serviços. Os moradores assumem o papel de preservar os equipamentos públicos, captar adotantes e colaborar com o prefeito da praça, que também é encarregado de cooperar com as solicitações e demandas dos moradores.