Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de agosto de 2021
Objetivo da ação é verificar pontos críticos do roubo de cargas.
Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoTrês rodovias do Rio Grande do Sul receberam a Operação Carga Segura realizada pelas Polícias Civil e Militar. A ação ocorreu na noite de quinta-feira (25), na RS-240, RS-239 e RS-122. Participaram da operação agentes da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), sob a coordenação do delegado Alexandre Luiz Fleck, em conjunto com a 1° Companhia do 3° Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, comandado pelo Major Arbogast.
A Operação Carga Segura, divulgada neste sábado (28), é uma ação permanente e geralmente ocorre em parceria entre os órgãos de segurança pública. O objetivo da ação é verificar, de forma ostensiva, pontos críticos no que tange ao roubo de cargas, após minuciosa análise efetivada pelo Núcleo de Inteligência da DRFC.
Neste sábado, a ação se desenvolveu ao longo da RS-240, onde já foram verificados intentos criminosos desta espécie, muitas vezes com a abordagem ou observação de alvos sendo realizada em postos de combustíveis e paradouros noturnos de caminhoneiros.
De acordo com a Polícia Civil, foi realizada a fiscalização de diversos caminhões e respectivas cargas, além de efetivar orientações para os caminhoneiros sobre como melhorar a prevenção ao roubo de cargas e, também, como agir em situações de risco.
Segundo o delegado Fleck, a Operação Carga Segura é importante para o trabalho preventivo dos agentes. Também serve para a produção de conhecimento para fins de inteligência, diante da avaliação de campo dos contextos fáticos, envolvendo os crimes de roubo de carga.