Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de setembro de 2021
Objetivo foi manter a vigilância para evitar a entrada de novas variantes de Covid-19 na Capital gaúcha
Foto: Cristine Rochol/PMPAA ação de controle sanitário realizada em junho pelas equipes de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para vigilância de novas variantes do coronavírus, será apresentada nesta quarta-feira (08), na 1ª Mostra Virtual de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde.
A apresentação Vigilância Ativa da Covid-19: a Experiência de Porto Alegre na Ação de Controle Sanitário para Viajantes no Aeroporto Internacional Salgado Filho foi uma das 25 selecionadas em todo o País. Ao todo, foram 439 trabalhos inscritos. O evento faz parte do 1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e ocorre até 11 de novembro.
As linhas temáticas dos trabalhos abrangem desde a vacinação, passando pela utilização de informações para tomada de decisão, o impacto da pandemia em populações vulneráveis e, em destaque, vigilância da Covid-19.
O objetivo é discutir os principais temas relevantes para a saúde pública, no contexto atual de enfrentamento ao coronavírus. A mostra é realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde do MS, em parceria com a Opas (Organização Pan Americana da Saúde).
Com o tema SUS Forte: Vigilância, Serviços e Gestão no Combate à Pandemia, a Mostra ocorre, pela primeira vez, de forma totalmente virtual, o que permite que as experiências selecionadas sejam reconhecidas e acessadas em todo o Brasil, servindo de inspiração para outros trabalhos ao demonstrar a sua aplicabilidade e relevância para o SUS.
Controle Sanitário
Entre os dias 14 e 27 de junho, foram realizados 6.203 testes rápidos de antígeno em passageiros na área de desembarque doméstico do Aeroporto Internacional de Porto Alegre.
Foram abordados viajantes com origem do exterior e dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde já havia confirmação da Variante Delta. 55 casos tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. Todos foram encaminhados para análise genômica, para monitoramento das variantes de Covid-19. 1 teve resultado positivo para a Variante Delta. O trabalho ocorreu em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.