Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de setembro de 2021
O aumento do interesse dos porto-alegrenses por bicicletas fez com que crescesse o número de acidentes envolvendo esse tipo de veículo
Foto: DivulgaçãoDe janeiro a junho deste ano, foram registrados 132 acidentes envolvendo ciclistas em Porto Alegre. O número é 65% maior do que o verificado no mesmo período de 2020 e reflete o aumento da circulação de bicicletas na cidade.
Apesar do crescimento de 62% na quantidade de feridos nesses sinistros (138 em 2021 contra 86 em 2020), o número de óbitos diminuiu: foram dois nos primeiros seis meses de 2020 contra um em 2021.
Os dados são da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e foram divulgados pela plataforma digital de seguros por assinatura Kakau. Confira dicas para evitar acidentes ao andar de bicicleta:
– A bicicleta precisa ter o tamanho adequado: escolher uma bicicleta muito pequena ou grande limita a capacidade de manobrar e controlar o veículo corretamente.
– Cuidado com os freios: antes de começar o percurso, verifique se os freios estão em boas condições.
– Não deixe de usar faróis: eles não são benéficos apenas para os veículos de maior porte. Usá-los ajudará a ver e ser visto, seja de dia ou de noite.
– Não esqueça do capacete: utilizar um capacete minimiza as chances de ter uma lesão na cabeça caso você venha a se envolver em um acidente de bicicleta.
– Deixe os fones de ouvido na bolsa ou mochila: é impossível negar os benefícios da música, porém, esse tipo de som é capaz de distrair a atenção e abafar buzinas de carros e pessoas gritando, por exemplo.
– Mantenha as duas mãos no guidão: manter as duas mãos no guidão ao guiar é sempre recomendado e pode reduzir muito o risco de acidente.
– Não ande muito rápido: andar a velocidades excessivas só colocará você e as pessoas ao seu redor em perigo.