Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 6 de outubro de 2021
Em Madrid, prefeito, governador e presidente do South Summit confirmaram a Capital como cidade-sede da edição de 2022
Foto: Luiz Otávio Prates/Especial PMPAA comitiva gaúcha que está em missão em Madrid, Espanha, com representantes da prefeitura de Porto Alegre, governo do Estado e Assembleia Legislativa, recebeu na manhã desta quarta-feira (06), a confirmação que a Capital sediará a primeira edição sulamericana do South Summit 2022. O evento acontecerá no primeiro semestre do ano que vem, quando Porto Alegre comemora 250 anos.
O anúncio foi feito pela presidente e fundadora do South Summit, María Benjumea, durante a edição desse ano da tradicional feira negócios e inovação, que reúne empreendedores, investidores, startups e corporações do mundo todo.
Conforme a organização, a escolha de Porto Alegre se deu porque a cidade possui um ecossistema de inovação que conta grandes parques tecnológicos e mais de 1 mil startups.
“O South Summit encontrará um ambiente muito favorável em Porto Alegre. Temos muito talento e um grande acúmulo de inovação, tecnologia e empreendimento. Além disso, tomamos a decisão de criar um ambiente amigável para a nova economia, reduzindo impostos, burocracia, máquina pública e acelerando a abertura de novos negócios. Nossa cidade é acolhedora e conta com espaços de lazer, gastronomia, cultura e entretenimento. Junto ao Governo do Estado e às universidades vamos realizar uma edição histórica”, disse o prefeito Sebastião Melo.
O prefeito ressaltou ainda que Porto Alegre tem a primeira empresa considerada unicórnio do Brasil (com valor de mercado de mais de U$ 1 bilhão de dólares), que é a Getnet, vendida ao grupo Santander.
“Aqui, vivemos a inovação. Temos uma união muito grande entre todos os setores, representada pelo Pacto Alegre e Aliança pela Inovação, por exemplo. Uma mobilização do poder público, universidades, empresários e sociedade civil em prol da economia criativa e do empreendedorismo”, finalizou Melo.
O governador do Estado, Eduardo Leite, também participou do anúncio em Madrid e destacou a importância da nova conexão estabelecida entre Espanha e Brasil para intensificar o desenvolvimento de ambos ecossistemas.
“Recebemos com grande alegria e honra a notícia de que Porto Alegre será a próxima casa do South Summit em 2022. Estamos trabalhando para que o Estado se destaque no setor da inovação, da tecnologia, e a realização de um encontro deste tamanho e relevância trará muitas oportunidades de negócios e troca de experiência, além de fomentar o turismo e atrair investidores. As conquistas passadas são muito importantes e devem ser lembradas, mas devemos olhar para o futuro, e não há futuro sem investimento em inovação e tecnologia”, disse Leite.
O Brasil é considerado o maior ecossistema da América Latina, sede de mais de 20 unicórnios, ou seja, empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão de dólares. Segundo Marta del Castillo, CEO do South Summit, o evento será um atrativo do ecossistema brasileiro para investidores, empresários e startups europeias.
“Porto Alegre se converte em um ponto ideal de desembarque para startups espanholas na América Latina, pela dimensão do mercado, sua localização estratégica no Cone Sul e sua proximidade cultural com os países hispânicos”, declarou.