Domingo, 12 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Novas provas levam oposição a pedir afastamento de presidente da Câmara dos Deputados

Compartilhe esta notícia:

Reação se deu após revelação de contas na Suíça do deputado e de sua esposa, Cláudia Cruz. (Foto: Reprodução)

Os principais partidos de oposição cobraram publicamente que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deixe o cargo. A reação se deu um dia após a revelação de que o petrolão irrigou contas do parlamentar e de sua esposa, a jornalista Cláudia Cruz, na Suíça.

Em nota, PSDB, DEM, PSB, Solidariedade e PPS citam a denúncia e defendem a saída para que ele possa exercer “seu direito constitucional à ampla defesa”. O jornal Folha de S.Paulo apurou que a operação foi previamente discutida entre Cunha e oposicionistas.

A articulação em curso pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) está no cerne da blindagem do peemedebista pela oposição. O trâmite usual do pedido que pode levar à queda da chefe do Executivo depende do aval do presidente da Câmara.

Delatores da Operação Lava-Jato já haviam relatado a ligação do parlamentar com o esquema de propina da Petrobras. A situação se agravou após o Ministério Público da Suíça enviar à Procuradoria-Geral da República dados sobre contas secretas dele e da mulher.

Cunha descartou, em nota, renunciar ou se afastar do cargo. Ele negou envolvimento com o petrolão e a existência das contas, e classificou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de “acusador do governo geral da República”.

Se o parlamentar perder o mandato e, consequentemente, o foro privilegiado, eventual investigação de novas denúncias será realizada pela Justiça comum, e não mais pelo STF (Supremo Tribunal Federal). (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Dilma teme que Eduardo Cunha, acuado, aceite pedido de impeachment
Ministério Público da Suíça diz que Eduardo Cunha usou 23 contas em quatro países
https://www.osul.com.br/novas-provas-levam-oposicao-a-pedir-afastamento-de-presidente-da-camara-dos-deputados/ Novas provas levam oposição a pedir afastamento de presidente da Câmara dos Deputados 2015-10-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar