Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de novembro de 2021
Agentes de fiscalização de trânsito terão acesso, nos sistemas de consulta, aos dados dos condutores.
Foto: ReproduçãoCom o objetivo de se adequar às alterações promovidas pela Resolução nº 850/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as carteiras de habilitação encaminhadas para impressão no Rio Grande do Sul deixaram de exibir informações sobre cursos especializados. A medida entrou em vigor nesta quarta-feira (3).
Esses dados, que antes constavam no campo “Observações”, agora serão informados apenas na versão digital do documento, que é gerado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, com portabilidade para celulares do tipo smartphone e outros dispositivos móveis. O passo-a-passo está detalhado no site do Departamento Estadual de Trânsito – detran.rs.gov.br.
Exemplos de cursos especializados: condutor de veículo de transporte escolar, condutor de veículo de transporte coletivo de passageiros, condutor de veículo de produtos perigosos, condutor de veículo de emergência e condutor de veículo de carga indivisível.
Acesso
Os agentes de fiscalização de trânsito terão acesso a esses dados em seus sistemas de consulta, como o próprio aplicativo “Fiscalização”, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
De acordo com a autarquia, em breve os condutores que ainda não possuem a versão digital da carteira de habilita ção também poderão consultar essa informação. O procedimento será feito via Central de Serviços.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul