Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaro segue para o Bahrein, segundo destino de viagem ao Oriente Médio

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro tenta fortalecer as relações com países da região do Golfo Pérsico, que são grandes produtores de petróleo

Foto: Alan Santos/PR
Em viagem oficial, presidente, primeira dama e comitiva passaram por Emirados Árabes, Bahrein e Catar. (Foto: Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro deixou Dubai, nos Emirados Árabes, e seguiu nesta terça-feira (16) para Manama, no Bahrein, segunda parada da viagem ao Oriente Médio.

A agenda de Bolsonaro em Manama prevê a inauguração da embaixada do Brasil no Bahrein. O presidente também deve ser recebido pelo rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, com a expectativa de assinatura de atos entre os dois países.

Bolsonaro chegou no sábado (13) a Dubai, onde, ao longo de três dias, teve encontros com os governantes do emirado e de Abu Dhabi, participou de um fórum de investimentos, visitou uma feira de aviação e participou do “Dia do Brasil” na Expo 2020, a exposição universal.

Bolsonaro tenta fortalecer as relações com países da região do Golfo Pérsico, que são grandes produtores de petróleo e possuem fundos soberanos de investimentos.

O Brasil deseja ampliar exportações de produtos agrícolas e de defesa e atrair recursos para concessões de infraestrutura. Na quarta-feira (17), Bolsonaro e comitiva seguem para Doha, no Catar, último destino da viagem ao Oriente Médio.

Embaixada do Brasil no Bahrein

O presidente Jair Bolsonaro inaugurou nesta terça-feira em Manama, a Embaixada do Brasil no Bahrein. Esta é a primeira vez que um Chefe de Estado brasileiro visita o país do Oriente Médio.

As duas nações já mantinham relações diplomáticas desde 1971, mas até hoje os interesses brasileiros eram representados pela embaixada no Kuwait. O Ministério das Relações Exteriores acredita que a criação de uma representação própria no país vai permitir intensificar os laços comerciais entre as duas nações.

Atualmente, entre as nações do Oriente Médio, o país ocupa o quarto lugar em transações comerciais com o Brasil.

A criação da embaixada foi definida em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Em discurso na inauguração da nova representação brasileira o presidente disse que existe grande espaço para a ampliação dos negócios entre o Brasil e o Reino do Bahrein. Afirmou ainda que estava feliz com a inauguração da embaixada, que é um passo importante na aproximação entre os dois países.

Bolsonaro também se encontrou com o rei do Bahrein Hamad Isa Bin Kalifa. Ele foi recebido com um almoço no Palácio Real e assinou acordos de cooperação nas áreas de política, cultura e esportes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa não disputará as eleições presidenciais de 2022 pelo PSB
Presidentes Xi Jinping e Joe Biden falam sobre respeito entre EUA e China e como não transformar competição em conflito durante reunião virtual
https://www.osul.com.br/bolsonaro-segue-para-o-bahrein-segundo-destino-de-viagem-ao-oriente-medio/ Bolsonaro segue para o Bahrein, segundo destino de viagem ao Oriente Médio 2021-11-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar